fbpx

A importância dos sistemas informatizados para as empresas

A importância dos sistemas informatizados para as empresas

Em agosto de 1981 com o surgimento do primeiro PC (Personal Computer) – o IBM 5150 – os computadores deixaram de ser ferramentas exclusivas para fins militares e científicos. Antes da chamada “Era do PC” um computador necessitava de muitos metros de espaço, custava milhares de dólares e, principalmente, exigia profissionais extremamente capacitados e caros para operá-lo. Durante muitos anos o PC foi o grande catalisador das mudanças tecnológicas em diversos setores.

Ainda nos dias atuais, mesmo com a popularização dos dispositivos móveis, os PCs continuam sendo ferramentas imprescindíveis no cotidiano das pessoas e das organizações, pois, além de possibilitar a utilização de recursos básicos como softwares de edição de textos, edição de imagens e planilhas eletrônicas, acesso a Internet, entre outros, eles ainda são os principais componentes de tecnologia da informação presente nas empresas.

Quando se fala em informatização e automação de processos gerenciais das organizações um PC com uma boa configuração já não é mais o suficiente. Além de uma gama de recursos físicos (hardware) tais como o próprio PC, impressoras, servidores, rede de comunicação, entre outros, é necessário um conjunto programas (softwares) capazes de otimizar processos, armazenar dados de maneira segura e, principalmente, que atenda as necessidades do negócio. Os tempos mudaram e nos dias atuais é totalmente inviável gerenciar um negócio, por menor que seja, sem a utilização de um sistema informatizado, isto é, hardware, software e rede de comunicação de dados. Os que ainda gerenciam seus negócios sem o auxílio de tais tecnologias estão perdendo tempo, dinheiro e, principalmente, estão deixando de crescer e enxergar oportunidades e novos mercados.

Um sistema informatizado conectado a um banco de dados e a Internet vai muito além de simples cadastros para envio de mala direta. É possível, por exemplo, bloquear vendas para clientes inadimplentes; fazer integração com sistemas de pagamento diversos (cartão, boleto, etc) a fim de otimizar a cobrança; saber quais foram os produtos ou serviços mais vendidos em um determinado período; qual região geográfica (cidade, bairro, etc) possui os clientes mais fiéis visando promoções e marketing; analisar perfis de clientes; enviar orçamentos e alertas por e-mail e/ou SMS; gerenciar estoque; gerenciar contas a pagar e a receber; renegociar dívidas dos clientes; otimizar o fluxo de caixa; gerenciar relacionamento com o cliente; implantar promoções segundo datas estratégicas; acessar dados remotamente por meio de diversos dispositivos e diversas outras atividades. Também é possível realizar a integração com as regras fiscais mais atuais dos governos estadual e federal.

A utilização de um sistema informatizado na gestão de uma organização é uma decisão inteligente, pois são muitas as vantagens. Infelizmente muitos profissionais pensam que comprar um sistema genérico (de propósito geral) é a melhor decisão. Não há engano maior, visto que cada organização possui seu modus operandi, sua cultura organizacional, suas regras de negócio e outros fatores que quase nunca são aplicáveis a um sistema genérico. As grandes empresas optam por criar departamento de desenvolvimento de sistemas, já as de menor tamanho recorrem as empresas especializadas no desenvolvimento destes.

Vale ressaltar que na cidade de Jales há diversas empresas com know-how para desenvolver sistemas informatizados de qualidade, como as empresas pertencentes ao NINJA – Núcleo de Informática de Jales.
Mesmo com todo esse poder e essa gama de possibilidades os sistemas informatizados são apenas ferramentas, isto é, ainda são as pessoas que tomam as decisões e definem as estratégias de negócio. Invista em tecnologia, mas principalmente, invista nas pessoas certas para administrar o seu negócio.

 

Imagem em destaque por Freepik


Esse texto foi publicado originalmente no Jornal de Jales, coluna Fatecnologia, no dia 16 de agosto de 2015.

Jorge Luís Gregório

Jorge Luís Gregório

Professor e entusiasta de tecnologia, estudioso da cultura NERD e fã de quadrinhos, animes e games. Mais um pai de menino, casado com a mulher mais linda da galáxia e cristão convicto. Gosto de ler ficção científica e discutir tecnologia, filmes, seriados, teologia, filosofia e política. Quer falar sobre esses e diversos outros assuntos? Venha comigo!