fbpx

Novo golpe no WhatsApp promete vale-presente da rede O Boticário

Novo golpe no WhatsApp promete vale-presente da rede O Boticário

Segundo pesquisa publicada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em abril de 2017, o crescimento nas vendas de smartphones fará com que o Brasil tenha um dispositivo ativo por habitante até o fim do ano. Um número muito sugestivo sob os pontos de vista comercial e social.  A pesquisa aponta para uma mudança de perfil no consumo, isto é, as pessoas estão deixando de comprar computadores, fato comprovado pela redução de 15% do número de computadores vendidos no país em 2016. Smartphones são mais acessíveis, mais baratos e podem ser levados para qualquer lugar. Possuem acesso aos diversos tipos de redes de comunicação e, principalmente, são fáceis de serem utilizados. Entretanto, o crescente número de smartphones vendidos no Brasil e no mundo tem inspirado a criatividade dos criminosos cibernéticos, isto é, pessoas que usam de meios técnicos e, principalmente, a engenharia social para praticar golpes por meio da internet, usando os dispositivos móveis como porta de acesso às vítimas.

Os crimes praticados por meios digitais têm sido uma crescente preocupação por parte das empresas e usuários da internet. Um dos golpes mais aplicados nos últimos tempos é o phishing, palavra derivada de fishing (pescaria), visto que é usada uma isca para enganar a vítima e fazer com que ela forneça informações pessoais e/ou faça pagamentos aos criminosos. Geralmente o phishing acontece quando uma pessoa recebe uma mensagem falsa sob o argumento de autoridade, isto é, uma mensagem que passa a impressão de ser um comunicado oficial de uma empresa pública ou privada, um órgão governamental de relevância (Polícia Federal, Receita Federal, etc) ou até mesmo uma celebridade.

Usando uma variação do phishing e abusando do argumento de autoridade, um novo golpe praticado via WhatsApp já teria feito mais de um milhão de vítimas em todo o país, segundo a empresa de segurança PSafe. A vítima recebe uma mensagem prometendo um vale-presente no valor de R$150,00 como se fosse uma promoção oficial da rede de perfumaria O Boticário. A mensagem possui um link para uma página falsa em que o usuário deverá responder a uma pesquisa e compartilhar com dez usuários. Após isso, aparece um outro link para baixar o falso vale-presente, o que faz com que o usuário possa ser induzido a se cadastrar em serviços de mensagens pagas e, principalmente, a instalar outros malwares (códigos maliciosos) em seu dispositivo. Para tornar o golpe ainda mais convincente, na página falsa há depoimentos de pessoas que supostamente ganharam o prêmio e estão muito satisfeitas. Obviamente essas pessoas não existem e não passam de perfis fakes (falsos).

Caso você tenha sido uma das vítimas e está sendo cobrado por serviços de SMS que não foram contratados por você, entre em contato com sua operadora e cancele o mais rápido possível, visto que tais serviços podem fazer-lhe de vítima em novos golpes, além de causar prejuízo financeiro devido ao pagamento das mensagens. Verifique também se há algum aplicativo estranho instalado no seu dispositivo móvel e desinstale-o imediatamente.

Para se proteger contra esse tipo de golpe é recomendado checar as fontes, isto é, antes de clicar em links que prometem prêmios, seja via WhatsApp, e-mail ou qualquer outro aplicativo ou ambiente virtual, vá ao site da empresa citada e verifique se há alguma informação oficial. Jamais clique em links sem ter certeza do que se trata. Também é recomendada a instalação de um software antivírus capaz de bloquear tentativas de phishing.

Vale ressaltar que a rede O Boticário não tem nada a ver com o golpe, isto é, os criminosos usam o nome da empresa devido ao peso que ela tem, assim passam maior credibilidade e conseguem enganar até os usuários mais precavidos. Cuidado!


Texto publicado originalmente no Jornal de Jales – coluna Fatecnologia – no dia 08 de outubro de 2017.

Jorge Luís Gregório

Jorge Luís Gregório

Professor e entusiasta de tecnologia, estudioso da cultura NERD e fã de quadrinhos, animes e games. Mais um pai de menino, casado com a mulher mais linda da galáxia e cristão convicto. Gosto de ler ficção científica e discutir tecnologia, filmes, seriados, teologia, filosofia e política. Quer falar sobre esses e diversos outros assuntos? Venha comigo!