fbpx

Vingadores: todos querem dominar o mundo (Resenha)

Vingadores: todos querem dominar o mundo (Resenha)

A editora Novo Século trouxe para o Brasil em 2015 diversas histórias do Universo Marvel que foram publicadas em formato de prosa originalmente nos EUA. Como eu já disse no post “Homem-Aranha: entre trovões”, a experiência de ler as aventuras de nossos heróis favoritos nesse formato é diferente e extremamente gratificante. O segundo livro que li foi “Vingadores: todos querem dominar o mundo” (do original Avengers: Everybody Wants to Rule the World) que, não tem nada a ver com a música homônima da icônica banda Tears for Fears (1985). Neste post eu comento um pouco sobre essa interessante aventura dos maiores heróis da Marvel.

Os Vingadores se encontram diante de um dos maiores desafios já enfrentados: os maiores vilões da Terra simplesmente decidem atacar diversos pontos do planeta, e o pior: ao mesmo tempo. A Hidra desenvolveu um patógeno capaz de causar destruição em massa; A IMA (Ideias Mecânicas Avançadas) pretende contaminar toda a água do planeta com um mortal composto nanotecnológico; o robô genocida Ultron está mais ativo e letal do que nunca; Dormamu, o senhor da dimensão negra quer reivindicar a Terra para si; e o Alto Evolucionário está reescrevendo o genoma humano a fim de criar uma raça de escravos. Com essa breve descrição é possível imaginar o tamanho da treta!

Meu exemplar

Dan Abnett nos apresenta uma trama inteligente e bem escrita. A leitura não é cansativa e a forma como o autor escreve nos faz querer ler mais e mais. O começo é bastante suave e misterioso, mas depois fica eletrizante a medida que os vilões se apresentam. Os capítulos são intercalados, ou seja, cada um mostra o que cada um dos Vingadores está fazendo para livrar a Terra dos ataques.

Há momentos surpreendentes, mas que podem se tornar confusos, principalmente para aqueles que não possuem muito conhecimento sobre o universo dos quadrinhos. Sim amigos, o que vemos no universo  cinematográfico da Marvel não é nem 1% do complexo  e intrincado mundo das HQ’s. Se você é fã de quadrinhos sabe disso, mas é bom reforçar. Por exemplo, a IMA e o Alto Evolucionário não foram explorados nos cinemas, o que pode causar um certo desconforto para os que tomam as aventuras cinematográficas como referência. Felizmente podemos pesquisar na Marvel Wiki, um completo bando de dados com as principais informações sobre os personagens do universo Marvel. Recomendo uma boa pesquisa antes de ler essa obra.

Aventuras da Marvel em formato de prosa: show!

Enfim, pra quem gosta do universo Marvel e não dispensa um bom livro de ficção, essa obra é uma excelente opção, pois é uma leitura rápida e cativante.  Confesso que achei o final da trama um pouco raso, mas, mesmo assim, surpreendente. Eu recomendo!

Jorge Luís Gregório

Jorge Luís Gregório

Professor e entusiasta de tecnologia, estudioso da cultura NERD e fã de quadrinhos, animes e games. Mais um pai de menino, casado com a mulher mais linda da galáxia e cristão convicto. Gosto de ler ficção científica e discutir tecnologia, filmes, seriados, teologia, filosofia e política. Quer falar sobre esses e diversos outros assuntos? Venha comigo!