fbpx

Almanaque GEEK para dominação do mundo (Resenha)

Almanaque GEEK para dominação do mundo (Resenha)

Vivi um tempo em que o termo NERD era usado pejorativamente para definir pessoas extremamente inteligentes e estudiosas, porém com grandes problemas de socialização e totalmente impopulares com o sexo oposto. Sim fui um “nerdzinho” nos tempos do ensino fundamental. Convivia com poucos amigos e, já naquela época, consumia muito conteúdo na TV, jornais e revistas relacionados a ficção, história em quadrinhos, super-heróis, astronomia, ciência em geral e, obviamente, não perdia o icônico programa “O mundo de Beakman” na TV Cultura.

Ser NERD naqueles tempos era complicado, pois a gente apanhava muito dos valentões da escola, além de sofrer muito com o que hoje é chamado de bullying. As poucas vezes quem resolvi praticar o “bulllying reverso”, isto é, esfregar na cara os valentões minhas notas máximas nas provas, eu tomei vários tapas e socos. Mas valeu a pena!

“GEEKS estão dominando o mundo – desde o governo, passando por empresas de tecnologia, universidades, sites da internet… são eles que estão ditando as regras” (Garth Sundem)

Atualmente, o termo NERD perdeu a conotação pejorativa, de maneira que todos querem ser amigos dos NERDs, pois eles têm o poder de compreender o mundo moderno, visto que foram os grandes responsáveis pelas transformações tecnológicas do mundo atual. Assim, surge o termo Geek, que pode ser definido pessoas “descoladas” que não possuem o mesmo nível de profundidade intelectual e tecnológica de um NERD, mas dominam e usam as novas tecnologias como ninguém. Meu Deus, o mundo foi “nerdificado“! Que bom!

Diante desse estado de “nerdificação” atual do mundo, Garth Sundem, escritor de diversos livros relacionados a cultura NERD e GEEK, nos presenteia com um livro nada convencional. Almanaque Geek Para Dominação do Mundo pode ser considerado um tutorial básico com informações de como entender o universo NERD/GEEK. Segundo o autor, após terminar de ler esse livro, muito provavelmente você será transformado em um GEEK.

Meu exemplar do almanaque.

A obra traz informações que somente os NERDs/GEEks dominam e/ou conhecem: a relatividade geral segundo Einstein; teoria de jogos; frases em Klingon; diversos quebra-cabeças do matemático Samuel Loyd que farão seu cérebro explodir; estratégias para vencer no Sudoku; invenções descobertas por acaso; conceitos de física e química; torneios de robôs; e diversas outras informações úteis para compreender o universo NERD/GEEK.

O livro não possui índice, de modo que sua leitura não precisa ser feita sequencialmente. Navegue a vontade pelas páginas, encontre um título exótico, leia e nerdifique sua mente. É uma leitura divertida e, por muitas vezes complexa, visto que muitos conceitos são difíceis de entender. Considero esse um excelente ponto de partida para viajar no universo NERD/GEEK. Mesmo que você não seja um deles, para sobreviver na sociedade moderna, será necessário ter a mente de um GEEK/NERD. Leitura recomendada!

A língua dos Elfos
Quebra-cabeça de Samuel Loyd.

 

Jorge Luís Gregório

Jorge Luís Gregório

Professor e entusiasta de tecnologia, estudioso da cultura NERD e fã de quadrinhos, animes e games. Mais um pai de menino, casado com a mulher mais linda da galáxia e cristão convicto. Gosto de ler ficção científica e discutir tecnologia, filmes, seriados, teologia, filosofia e política. Quer falar sobre esses e diversos outros assuntos? Venha comigo!