fbpx

Nintendo Labo: a inovação é feita de papelão!

Nintendo Labo: a inovação é feita de papelão!

Em outubro de 2016 a Nintendo anunciou o seu novo console: Nintendo Switch. Lançado em março de 2017, o Switch vendeu mais de 7 milhões de unidades em todo o mundo em seu ano de lançamento. Um número astronômico, perfeitamente justificável pela sua proposta inovadora e surpreendente. Trata-se de um console híbrido, ou seja, o seu design foi pensado pra que ele assuma duas formas principais: 1) console de mesa – características de um console padrão que pode ser conectado a uma TV; 2) console portátil – por ter joysticks, display e sistema de dock destacáveis, o Switch pode ser levado para qualquer lugar. Além do mais, o sistema de joystick chamado sugestivamente de Joy-Con possui diversos sensores que permitem expandir as possibilidades do console.

Nintendo Switch e seus componentes
Nintendo Switch em seu modo portátil.

As capacidades de expansão do Switch são tão impressionantes que a Nintendo decidiu se inspirar no Google Cardboad (óculos de Realidade Virtual de baixo custo feito de papelão) e anunciou o projeto Labo que deverá ser lançado em 20 de abril de 2018. Trata-se de uma plataforma de cartões feitos de papelão, elásticos e outros componentes de baixo custo que podem ser integrados de diversas maneiras ao Nintendo Switch, permitindo expandir as possibilidades experiência do usuário. A plataforma Labo permite uma experiência imersiva fazendo com que o jogador use acessórios e seu corpo para interagir com o ambiente virtual dos games, além de sugerir diversos usos educacionais. É uma ideia fantástica!

Inicialmente serão vendidos dois kits, que já estão em pré-venda no site da Nintendo nos EUA: 1) Variety Kit (US$ 69,99) – conjunto de peças que inclui um robô que se movimenta captando as vibrações de uma das partes do Joy-Con; uma vara de pesca; um mini-piano totalmente funcional; uma casinha e o guidão de uma motocicleta. 2) Robot Kit (US$ 79,99): permite a criação de uma armadura de robô para jogar um game imersivo em que o jogador controla os movimentos de um robô gigante, no melhor estilo Megazord.

Variety Kit
Robot Kit

Ambos os kits vem desmontados, de maneira que o usuário deverá seguir as instruções para montá-lo e integrá-lo ao console. As possibilidades são infinitas e arrisco dizer que o conjunto Switch/Labo será objeto de diversos estudos muito em breve, principalmente no campo educacional. Veja o vídeo abaixo e surpreenda-se!

A “Big N” surpreende o mundo novamente e mostra mais uma vez que o seu foco é criar diversão para toda a família. Fantástico!

Jorge Luís Gregório

Jorge Luís Gregório

Professor e entusiasta de tecnologia, estudioso da cultura NERD e fã de quadrinhos, animes e games. Mais um pai de menino, casado com a mulher mais linda da galáxia e cristão convicto. Gosto de ler ficção científica e discutir tecnologia, filmes, seriados, teologia, filosofia e política. Quer falar sobre esses e diversos outros assuntos? Venha comigo!