fbpx

Brinquedos que marcaram época (Documentário)

Brinquedos que marcaram época (Documentário)

Buscando alimentar o lado saudosista e nostálgico dos seus usuários, a Netflix acertou novamente! Ela nos presenteou com uma série de documentários intitulada Brinquedos que Marcaram Época (do original Toys That Made Us) que conta a história de diversos brinquedos que não apenas marcaram a vida de muitas crianças, mas fizeram surgir uma indústria bilionária alimentada colecionadores até os dias de hoje.

A série nos apresenta a saga de empresas icônicas como Mattel, Hasbro, Kenner, entre outras.  Também são apresentadas dezenas de entrevistas com vários empresários e designers de brinquedos, além de explorar aspectos sociais e econômicos inimagináveis para a maioria das pessoas.  Ao todo a série possui 8 episódios, porém a Netflix liberou apenas 4 deles:

  1. Star Wars: você sabia que grandes empresas da época não aceitaram fabricar a linha de bonecos Star Wars? Péssima ideia!
  2. Barbie: conheça a história da boneca que significou o grito de liberdade das mulheres.
  3. He-Man: você sabia que os “Mestres do Universo” surgiram primeiro nos brinquedos, depois no desenho animado!?
  4. G.I Joe: um conceito ousado, que explorou o patriotismo americano e gerou alguns milhões de dólares para os seus criadores.

Cada episódio é uma viagem à infância, o que certamente fará você recuperar boas recordações dos tempos de criança. Os documentários deixam claro que um brinquedo é muito mais do que um produto do capitalismo, é uma experiência que possui vários significados, como amizade e lealdade. Um brinquedo traz consigo uma aventura cheia de desafios, vitórias e derrotas, desde a sua criação, sua comercialização e, finalmente, seu descanso nas mãos de uma criança feliz ou nas prateleiras de um colecionador apaixonado. Vale muito a pena assistir! Recomendo.

 

Jorge Luís Gregório

Jorge Luís Gregório

Professor e entusiasta de tecnologia, estudioso da cultura NERD e fã de quadrinhos, animes e games. Mais um pai de menino, casado com a mulher mais linda da galáxia e cristão convicto. Gosto de ler ficção científica e discutir tecnologia, filmes, seriados, teologia, filosofia e política. Quer falar sobre esses e diversos outros assuntos? Venha comigo!