fbpx

Knights of Sidonia (Review)

Knights of Sidonia (Review)

Knights of Sidonia (do original Sidonia no Kishi) é uma série de anime adaptada do mangá homônimo (publicada entre 2009 e 2015), produzida pela Polygon Pictures e exibida pela Netflix. Após o sistema solar ter sido destruído por uma raça alienígena conhecida como Gauna, o que restou da humanidade partiu em uma jornada interestelar em busca de um novo lar abordo de uma enorme nave espacial chamada Sidonia. Em Sidonia, parte da humanidade se adaptou e cresceu usando fotossíntese, engenharia genética, clonagem, reprodução assexuada, entre outras maravilhas científicas e tecnológicas. Entretanto, os Gaunas, gigantescos monstros metamórficos que parecem ser parte de uma consciência coletiva, ainda perseguem os humanos pelo espaço e, ao que tudo indica, não descansarão enquanto a humanidade não for destruída.

Para defender a humanidade, além de um poderoso arsenal de canhões com alcance astronômico, Sidonia conta com os Guardians, gigantescos robôs humanóides guiados por humanos que sao conhecidos como pilotos Guardiões. Os Guardians possuem poderosos canhões de longo alcance e uma lâmina misteriosa e especial chamada de Kabizashi, a arma mais eficiente em um combate corpo a corpo contra um Gauna.

Personagens de destaque na 1ª Temporada

O protagonista da série é Nagate Tanikase, um jovem misterioso que foi criado e treinado para ser pilodo Guardião nas camadas subterrâneas de Sidonia. Após a morte do seu avô, Tanikase vai até a superfície, onde é aceito na equipe de pilotos Guardiões e acaba estabelecendo laços afetivos com a também piloto Shizuka Hoshijiro. A sugestiva relação amorosa entre os dois toma proporções metafísicas quando Hoshijiro é abatida em combate, porém sobrevive graças a uma inexplicável fusão com a placenta de um Gauna, o que a transforma em um poderoso espécime híbrido.

Acredito que a obra tem de tudo para entrar para a galeria de obras “cult” e ser lembrada da mesma forma como Akira e Ghost in the Shell

Com um visual arrebatador, personagens misteriosos e uma trama extremamente inteligente e envolvente, Knights of Sidonia claramente buscou inspiração em obras do calibre de Mobile Suit Gundam Wing e Neon Genesis Evangelion, porém consegue ser muito mais do que simplesmente mais um anime/mangá com a temática mecha (robôs gigantes).  Além de todo o mistério que envolve o protagonista, há outros personagens de importância significativa, o que posteriormente revela uma trama política e ideológica que envolve o alto escalão do governo de Sidonia, deixando claro que os Gaunas não são os únicos inimigos da humanidade.

Além de batalhas épicas e efeitos visuais e sonoros dignos de uma super produção cienematográfica, Knights of Sidonia faz o telespectador se divertir de várias maneiras, seja pelas cenas de alívio cômico ou pela trama em si. Acredito que a obra tem de tudo para entrar para a galeria de obras “cult” e ser lembrada da mesma forma que Akira e Ghost in the Shell.

Sidonia foi construída em um meteoro?

A primeira temporada possui 12 episódios e é intitulada de “Knights of Sidonia”. Já a segunda traz  o título “Knights os Sidonia: Battle for Planet Nine” e também possui 12 episódios, totalizando 24 episódios de 20 minutos, todos disponíveis na Netflix. Quando questionado se haverá ou não uma terceira temporada, o autor da obra, Tsutomu Nihei afirmou que ele quer muito, porém essa decisão depende de muitas pessoas envolvidas. Segundo algumas previsões, a terceira temporada deverá ser a última, pois quase todo o material original do mangá já foi adaptado para a TV.

Knights of Sidonia está definitivamente entre os meus animes favoritos e, como todo fã, faço pesquisas periódicas em busca da confirmação da terceira temporada. Para quem gosta de ficção científica das boas e curte o gênero mecha, esse é o anime. Recomendo!

Confira o trailer oficial.

Jorge Luís Gregório

Jorge Luís Gregório

Professor e entusiasta de tecnologia, estudioso da cultura NERD e fã de quadrinhos, animes e games. Mais um pai de menino, casado com a mulher mais linda da galáxia e cristão convicto. Gosto de ler ficção científica e discutir tecnologia, filmes, seriados, teologia, filosofia e política. Quer falar sobre esses e diversos outros assuntos? Venha comigo!