fbpx

#GameList – Cinco jogos inesquecíveis dos Arcades (Parte 1)

#GameList – Cinco jogos inesquecíveis dos Arcades (Parte 1)

O início da década de 1980 ficou marcado na indústria dos videogames pela grande crise da Atari em 1983.  Entretanto, mesmo em meio a problemas de popularidade dos games domésticos, os arcades conseguiram se fortalecer como a principal plataforma de entretenimento eletrônico. Naquela década, fomos presenteados com títulos icônicos que, além de gerar muito lucro aos seus criadores, influenciaram diversos games na década de 1990 e, obviamente, ainda influenciam, principalmente os jogos desenvolvidos para plataformas mobile.

Sendo assim, eu separei alguns títulos inesquecíveis que joguei na minha infância, e que hoje são considerados grandes marcos influenciadores de todos os gêneros e plataformas. Vale ressaltar que não falarei de nenhum título no estílo beat’em up (ou briga de rua) ou fighting game (luta 1×1), visto que, como são meus gêneros favoritos da época, farei um post específico no futuro. Vamos lá!

Pacman (1980)

Pac-Man, popularmente conhecido como “Come-Come”, é considerado um dos maiores clássicos de todos os tempos. Desenvolvido pela Namco, foi o primeiro game a introduzir a ideia dos power-ups, ou seja, a coleta de itens para aumentar ou dar novos poderes ao personagem, Pac-Man fez e ainda faz história, não só nos arcades, mas em diversas plataformas. O game já foi homenageado por meio de referências em diversos outros jogos, séries, filmes e outras obras. O filme Pixels de 2015 possui uma marcante homenagem ao clássico.

Clique alqui para jogar Pacman online!

Xevious (1982)

O gênero shooter, também conhecido como shoot’em up ou “jogo de nave”, foi um dos gêneros mais adorados da era dos arcades. Space Invaders e Galaga são considerados título importantes desse gênero, porém, foi Xevious da que popularizou os “jogos de nave”. Desenvolvido pela Namco, o game trouxe uma mecânica diferente dos seus precursores, visto que era possível fazer a nave se deslocar em oito direções. Xevious trouxe também uma considerável melhoria nos gráficos e nos efeitos sonoros que, até então, eram extremamente simples.

Clique aqui para jogar Xevious online!

MotoRace (1983)

MotoRace é um game de corrida inspirado em motocicletas e desenvolvido pela Irem. No Japão o seu nome oficial é ZippyRace e, sem dúvida alguma, foi um dos maiores sucessos dos arcades. O objetivo do game é atravessar os EUA desviando de obstáculos e ultrapassando carros e motocicletas. Ao final de cada fase, o game muda a perspectiva para 3ª pessoa, algo totalmente inovador para a época, onde podemos vislumbrar um bonito cenário que faz referência a diversas cidades icônicas da terra do Tio Sam.

Clique aqui para jogar MotoRace online!

Tetris (1984)

 Assim como Pac-Man, Tetris também é considerado um dos maiores clássicos de todos os tempos. O game é considerado o precursor dos títulos do gênero puzzle (ou quebra-cabeça). Desenvolvido por um time de desenvolvedores soviéticos, Tetris foi inspirado por um poliminó chamado de Pentaminó e foi um dos primeiros produtos de exportação da extinta União Soviética. Tetris, além de inspirar diversos jogos, gerou e ainda gera diversos produtos, sendo considerado um dos games mais adaptados e portados nas mais diversas plataformas.

Clique aqui para jogar Tetris online!

Cabal (1988)

Cabal é um dos games mais fantásticos lançados para os arcades nos anos 1980. Com uma temática militar, o jogador controla um soldado que anda para a esquerda ou para a direita, atirando em tudo o que se move pela frente posicionando uma mira e pressionando o botão de tiro. Uma das características mais marcantes do game é a possibilidade de destruir o cenário, além dos chefes extremamente difíceis. Cabal inspirou diversos outros jogos do gênero, como o clássico WildGuns (SNES) e diversos outros jogos de tiro em terceira pessoa.

Clique aqui para jogar Cabal online!

E aí? O que acharam? Já conhecia alguns desses títulos? Acha que faltou algum outro? Deixe sua opinião nos comentários!

Jorge Luís Gregório

Jorge Luís Gregório

Professor e entusiasta de tecnologia, estudioso da cultura NERD e fã de quadrinhos, animes e games. Mais um pai de menino, casado com a mulher mais linda da galáxia e cristão convicto. Gosto de ler ficção científica e discutir tecnologia, filmes, seriados, teologia, filosofia e política. Quer falar sobre esses e diversos outros assuntos? Venha comigo!