fbpx

Star Wars – Lordes dos Sith (Resenha)

Star Wars – Lordes dos Sith (Resenha)

Darth Vader é considerado, desde os tempos dos três primeiros filmes da franquia Star Wars, um dos vilões mais emblemáticos do cinema. O mistério que envolve o personagem na triologia clássica chamou a atenção do universo pop e nerd, fazendo com que ele se tornasse um ícone maior que o próprio protagonista Luke Skywalker. Essa vibe cultural em torno do vilão, que alcançou a redenção no fim do terceiro capítulo da trilogia clássica (O Retorno de Jedi), fez com que George Lucas, o criador da franquia, trabalhasse em uma trilogia prequel que conta a história do misterioso homem de preto entre 1999 e 2005.

Obviamente, o novo cânone oficial de Star Wars não iria deixar de lado um dos maiores ícones da franquia. Assim, a obra Star Wars: Lordes dos Sith (Editora Aleph, 2016), nos traz um romance fantástico, cheio de referências a diversos ícones do universo expandido e uma narrativa extremamente fluida e envolvente. O autor Paul S. Kemp mostrou que, além de um grande escritor, é um profundo conhecedor do universo Star Wars.

Oito anos após as guerras clônicas devastarem a galáxia e supostamente exterminarem todos os jedis, o Império Galático, comandado pelo Imperador Palpatine, também conhecido como Darth Sidious, governa a galáxia com mão de ferro. Ninguém ousa enfrentar a autoridade do Lorde das trevas e seu fiel aprendiz, Darth Vader. Entretanto, um movimento secreto chamado Riloth Livre, a primeira fagulha do que mais tarde se tornaria a Aliança Rebelde, planeja um ousado ataque com o objetivo de liquidar de vez o Imperador e seu aprendiz. Cham Syndulla, pai de Hera Syndulla, uma das protagonistas da série animada Rebels, é o líder do movimento e mentor do arriscado plano.

Meu exemplar de “Lordes dos Sith”

Como pano de fundo, temos um Vader marcado pelo sofrimento e lutando para provar sua lealdade ao Imperador e ao Lado Negro da Força.  Anakin Skywalker é apenas uma triste lembrança no subconsciente do herdeiro do império.

No desenrolar da trama, temos batalhas impressionantes, alianças improváveis, Vader fazendo coisas inimagináveis com o sabre de luz e, principalmente, com a Força. Tabém somos presenteados com uma amostra do poder avassalador de Darth Sidious que encarou a morte sorrindo. Simplesmente Fantástico! Leitura obrigatória para todos os fãs do universo Star Wars.

O marcador de páginas vem no formato de um sabre de luz vermelho.
Jorge Luís Gregório

Jorge Luís Gregório

Professor e entusiasta de tecnologia, estudioso da cultura NERD e fã de quadrinhos, animes e games. Mais um pai de menino, casado com a mulher mais linda da galáxia e cristão convicto. Gosto de ler ficção científica e discutir tecnologia, filmes, seriados, teologia, filosofia e política. Quer falar sobre esses e diversos outros assuntos? Venha comigo!