fbpx

Como baixar vídeos do YouTube, Facebook e Twitter

Como baixar vídeos do YouTube, Facebook e Twitter

Os sites de compartilhamento de vídeo revolucionaram a maneira como as pessoas criam e compartilham conteúdos em forma de vídeo. O pioneiro nesse tipo de serviço foi o YouTube, criado em meados de 2005 por três ex-funcionários do Pay-Pal,  Chad HurleySteve Chen e Jawed Karim. Atualmente, o Youtube é a maior plataforma de compartilhamento de vídeo do mundo e inspirou o surgimento de outros serviços do tipo. Hoje, as redes sociais Facebook e Twitter possuem suporte ao compartilhamento de vídeo, além de existirem outros sites que também oferecem esse tipo específico de serviço, como o Vimeo, DailyMotion, entre outros.

Entretanto, baixar vídeos dos sites de compartilhamento não é lá uma tarefa simples tão simples assim, principalmente para o público leigo. Felizmente, há muitas maneiras de disponibilizar vídeos off-line e deixá-los armazenados em seu computador, tabelet ou smartphone. Neste post irei explorar algumas maneiras de fazer isso usando aplicativos instalados ou o próprio naveador.

Se não quer perder tempo, clique aqui para a explicação da melhor forma de baixar vídeos!

1) Baixar vídeos no Youtube sem aplicativos ou plugins

Sim, é possível baixar vídeos rapidamente do Youtube sem usar nenhum aplicativo instalado ou plugin de navegador. O site SaveFrom.Net é simples e rápido. Basta colar a URL (ou endereço) do vídeo no local indicado na figura abaixo, esperar o processamento dos dados e clicar no link “Baixar Vídeo no Navegador”.

Baixando pelo site SaveFrom.Net
Ao selecionar o formato, é possível baixar apenas o áudio em MP4. Recurso útil para extrair músicas e entrevistas.

Uma outra maneira de baixar é modificando a URL (endereço) do próprio vídeo do Youtube:

  1. Vamos pegar como exemplo a URL: https://www.youtube.com/watch?v=mEZm0oHUYpw
  2. Modifique para http://ssyoutube.com/watch?v=mEZm0oHUYpw

A partir daí, basta selecionaro formato e baixar o vídeo normalmente.

2) Baixar vídeos usando plugins de navegador.

A utilização de plugins de navegador é uma outra opção, porém, no últimos anos, devido questões de políticas de segurança, muitos bons plugins que funcionavam bem no passado já não funcionam mais. Felizmente é possível usar uma extensão do Mozilla Firefox para baixar vídeos de maneira simples e rápida. Abra o site: https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/  e siga os passos abaixo:

Site de extensões do navegador Mozilla Firefox
Clique no link correto.
Adicione o Plugin
Confirme a instalação
Abra o vídeo e baixe-o!

Na primeira vez que você for baixar um vídeo, o plugin pede pra instalar um aplicativo auxiliar chamado Video Downloadhelper Companion. Baixe e instale normalmente. Quando você atualizar a página, será perguntado se você quer baixar usando o aplicativo auxiliar ou o próprio navegador. A melhor opção é usar o aplicativo auxiliar, pois, em muitos casos, alguns vídeos são bloqueados ou apresentam falhas durante o download.

3) Baixar vídeos com o aplicativo 4K Video Downloader (a melhor opção!)

Eu, particularmente, prefiro usar um aplicativo para baixar vídeos dos sites de compartilhamento, visto que, normalmente, é uma opção mais flexível. Existem centenas de aplicativos que fazem isso, mas, na minha opinião, o 4K Video Downloader é o melhor. Além de mais opções de formatos multimídia, o aplicativo também é capaz de baixar vídeos do Facebook, Twitter, baixar playlists completas do YouTube, além de possuir diversos outros recursos interessantes, como o Download com um clique (Smart Mode), Downloads automáticos quando um canal é atualizado, entre outros.

No seu site oficial é possível baixar outros aplicativos como o 4K Stogram, que permite baixar vídeos e fotos do Instagram, e o 4K YouTube To MP3, que extrai apenas o áudio em formato MP3 dos vídeos baixados. Todas as versões gratuitas possuem limitações, mas já ajudam bastante. Veja abaixo a tela inicial do 4K Video Downloader. Sua utilizaçaõ é muito simples.

Tela inicial do 4K Video Downloader

O processo de utilização é bem simples:

  1. Acesse o site: https://www.4kdownload.com/products/product-videodownloader.
  2. Selecione a versão adequada ao seu Sistemas Operacional;
  3. Instale o aplicativo;
  4. Abra o vídeo no Youtube, Facebook ou Twitter;
  5. Copie o link;
  6. Clique no botão “Paste Link” na tela inicial do aplicativo e aguarde o processamento. A seguinte janela será aberta:

Agora basta selecionar as opções desejadas: formato,  qualidade, local de dawnload, legendas e outras opções. Finalmente, clique no Botão “Download”; Pronto! Seu vídeo e/ou música será baixado. Se você vai compartilhar o vídeo via WhatsApp, lembre-se de baixar em um formato que crie um arquivo pequeno, com uma resolução menor. 

Conclusão

Na minha opinião, o 4K Video Downloader é melhor opção para baixar vídeos. Além da flexibilidade e sua integração com vários sites de compartilhamento de vídeos, é um aplicativo extremametne simples e rápido. Eu não perco tempo usando outras alternativas, sempre vou de 4K Video Downloader.

Jorge Luís Gregório

Jorge Luís Gregório

Professor e entusiasta de tecnologia, estudioso da cultura NERD e fã de quadrinhos, animes e games. Mais um pai de menino, casado com a mulher mais linda da galáxia e cristão convicto. Gosto de ler ficção científica e discutir tecnologia, filmes, seriados, teologia, filosofia e política. Quer falar sobre esses e diversos outros assuntos? Venha comigo!