fbpx

A verdadeira história da Internet (Documentário)

A verdadeira história da Internet (Documentário)

A World Wide Web (WWW ou Web) é considerada por muitos especialistas como a maior criação tecnológica da humanidade. As evoluções e, principalmente, as revoluções que ela causou desde sua concepção no fim dos anos 1980, mudou o mundo nos mais diversos aspectos. Acredito que nem o seu criador,  o físico britânico Tim Berners-Lee, imaginou o tamanho da coisa que ele estava criando.

Quase 30 anos após sua criação, a Web se comporta como um organismo vivo, uma extensão  do mundo real, uma biblioteca de conhecimento compartilhado e ilimitado, como uma comunidade global de pessoas e ideias, enfim, são muitas as facetas dessa fantástica tecnologia. Entretanto, são poucos que conhecem sua história, o que motivou sua criação, as ideias capitalistas por trás da sua evolução, as questões épicas e política envovidas, além de outros detalhes que foram decisivos para fazer da Web o que ela é hoje.

A série “Download: The true story of Internet” (Download: a verdadeira história da Internet) é uma série de documentários produzida pelo Discovery Channel em 2008 e apresentado pelo icônico jornalista John Heileman. Com 4 episódios com cerca de 45 minutos de duração, a série se propõe a mostrar o contexto histórico da Web, desde dua criação no início dos anos 1990, passando pela icônica Guerra dos Navegadores, pela bolha ponto-com no início dos anos 2000 e, finalmente, o surgimento da Web 2.0.

Este é um importante documentário que costumo discutir em uma das disciplinas que leciono na Fatec Jales, sendo extremamente recomendado a todos os profissionais de TI e curiosos que desejam conhecer mais sobre a origem e a história da Web. Recomendo!

Episódio 01 – A Guerra dos Navegadores: apresenta o surgimento e a queda da Netscape Communications diante da gigante Microsoft e como essa batalha moldou a Web como a conhecemos.

Episódio 02 – A Pesquisa: mostra o surgimento dos sites de pesquisa, principalmente o Google e como ele dominou o mercado.

Episódio 03 – A bolha:  aborda a crise dos negócios ponto-com  e o fortalecimento das gigantes Ebay e Amazon.

Episódio 04 – O Poder das Pessoas: fala sobre o surgimento da Web 2.0 e das redes sociais.

Jorge Luís Gregório

Jorge Luís Gregório

Professor e entusiasta de tecnologia, estudioso da cultura NERD e fã de quadrinhos, animes e games. Mais um pai de menino, casado com a mulher mais linda da galáxia e cristão convicto. Gosto de ler ficção científica e discutir tecnologia, filmes, seriados, teologia, filosofia e política. Quer falar sobre esses e diversos outros assuntos? Venha comigo!