Teclas de atalho mais úteis do Windows 10

As teclas de atalho são muito úteis em qualquer software, independentemente da sua natureza. Elas ajudam a produtividade e na rapidez com que executamos tarefas no computador. Quando eu era programador, muitos usuários  pediam para que eu colocasse teclas de atalhos com o objetivo de agilizar tarefas repetitivas. Pra minha surpresa, os usuários avançados usavam constantemente as teclas, e até sugeriam outras. Enfim, todo usuário avançado utiliza teclas de atalho. Neste post eu separei teclas de atalho do Windows 10 que eu mais uso no meu dia-a-dia para agilizar minhas atividades. 

Capturar Telas

A captura de telas é algo muito útil, principalmente para quem trabalha com a criação de tutoriais e apostilas. Apesar de existirem programas específicos para isso, o próprio Windows oferece meios para tal. Veja 3 formas diferentes a seguir:

  1. A tecla Print Screen SysRq, localizada após a tecla F12, captura toda a tela e armazena na área de trabalho. Depois, basta colar (Editar/Colar ou CTRL+V) para que a imagem seja inserida.
  2. Para capturar uma janela específica, basta posicionar nela, pressionar e segurar a tecla Alt, e depois pressionar Print Screen. Pronto, basta colar onde você quiser.
  3. Para selecionar de maneira livre o que você deseja capturar, basta pressionar e segurar as teclas Windows, Shift e pressionar S. A tela ficará transparente e será exibido um ponteiro. A partir daí, basta selecionar a área desejada usando o recurso de clicar, arrastar e soltar do mouse. Pronto! O conteúdo já foi inserido na área de transferência, portanto, basta colar aonde você quiser.
Capturando tela com CTRL + SHIFT + S

Criar novas áreas de trabalho

No Windows 10 há um recurso bem interessante, inspirado em alguma distribuições do Linux. Trata-se da possibilidade de criação novas áreas de trabalho. Esse recurso é muito útil para quem executa muitas tarefas ao mesmo tempo, o que demanda muitos aplicativos abertos, deixando a área de trabalho extremamente congestionada. Que tal abrir uma área de trabalho para cada tipo de tarefa e se organizar melhor? Veja:

  1. Windows + CTRL + D: cria uma nova área de trabalho virtual;
  2. Windows + CTRL + setas (direita ou esquerda): alterna entre as áreas de trabalho ativas. Windows + TAB também funciona.
  3. Windows + CTRL + F4: exclui uma área de trabalho criada (os aplicativos criados nela continuam ativos);
Duas áreas de trabalho no Windows 10.

Organizar janelas

É muito comum trabalharmos com várias janelas abertas. E mais comum ainda, é organizarmos as janelas lado a lado para fins de comparação ou arrastar e soltar conteúdos entre janelas e aplicativos. O Windows permite usar uma tecla de atalho extremamente útil para agilizar essa organização. Veja como fazer:

Posicione-se na janela que deseja destacar e pressione Windows + Seta Para a Esquerda – nesse momento, a janela atual irá pegar metade da tela e ficará alinha à esquerda. Observe que à direita aparecerão as outras janelas disponíveis. Clique em uma delas para que a tela fique dividida. Agora posicione em uma das janelas e pressione CTRL + Seta para baixo. A janela ficará perfeitamente alinhada na parte de baixo e as demais aparecerão sobre ela. Clique para selecionar a que você deseja.

Organizando janalas com Windows + Seta

Outras teclas de atalhos úteis

  • Windows + I: abre o painel de configuração;
  • Windows + K: abre o menu de conexão de dispositivos;
  • Windows + P: albre o painel de projeção, em que é possível selecionar outros monitores, data-show, etc;
  • Windows + L: bloqueia o computador – será necessário entrar novamente com usuário e senha para desbloqueá-lo;
  • Windows + S: abre o menu de pesquisa, o que possibilita pesquisar aplicativos, arquivos e outros recursos de maneira mais rápida;
  • Windows + Número: abre o aplicativo correspondente que está afixado na barra de tarefas. Por exemplo, se o navegador Chrome é o 3º aplicativo, basta pressionar Windows + 3 para executá-lo;
  • Windows + R: abre a janela “Run” ou executar, usada para a execução rápida de aplicativos;
  • Alt + F4: fecha a janela atual e pode ser usado para desligar o computador. Essa é uma das mais antigas, lembro de usá-la desde o Windows 95.
  • Windows + E: abre o Explorer, para navegar pelo sistema de arquivos;
  • Windows + D: exibe/oculta a área de trabalho;
  • Windows + Tab: mostra todas as janelas abertas, permitindo selecionar qual desejamos exibir usando o mouse ou o teclado;
  • CTRL + Shift + Esc: abre o gerenciador de tarefas;
  • Shift + Delete: é necessário selecionar um arquivo primeiro – exclui o arquivo permanentemente, ou seja, ele não ficará armazenado na lixeira;

Essas são as teclas que eu mais utilizo. Quais são as outras que você usa? Comente e compartilhe conosco.

 

About Jorge Luís Gregório

Professor e entusiasta de tecnologia, estudioso da cultura NERD e fã de quadrinhos, animes e games. Mais um pai de menino, casado com a mulher mais linda da galáxia e cristão convicto. Gosto de ler ficção científica e discutir tecnologia, filmes, seriados, teologia, filosofia e política. Quer falar sobre esses e diversos outros assuntos? Venha comigo!

View all posts by Jorge Luís Gregório →