fbpx

Star Wars: Um Novo Amanhecer (Resenha)

Star Wars: Um Novo Amanhecer (Resenha)

A série animada “Star Wars: Rebels” trouxe novos personagens, novas batalhas e, principalmente, revelou uma série de aspectos sobre a aliança rebelde e a ordem Jedi que não foram revelados no cinema. Com 2 filmes, 1 episódio especial e 78 episódios, a série Rebels teve 4 temporadas e é considerada por muitos fãs, inclusive eu, uma das melhores coisa do universo Star Wars. Os protagonistas da série são Ezra Bridger, um garoto que perdeu seus pais; Kanan Jarrus (nascido Caleb Dume), um Jedi que não havia terminado seu treinamento quando a fatídica Ordem 66 foi executada; e a Twi’Lek Hera Syndulla, filha do icônico general Cham Syndulla, líder do movimento Riloth Livre, predecessor da Aliança Rebelde.

Pois bem, o livro Star Wars: Um Novo Amanhecer é fortemente direcionado aos fãs da série Rebels, pois traz os protagonistas Hera Syndulla e Kanan Jarrus dias antes de se conhecerem e formarem uma improvável aliança com o intuito de combater as forças imperiais.

Kanan trabalha como transportador em Cynda, a lua do planeta Gorse, principal fonte do minério torilídio para o Império. O jedi fugitivo vivia sua vida clandestina reprimindo a “Força”, longe de conflitos com o Império, até que um conflito entre as forças imperiais e os revolucionários despertam seu senso de justiça.

Meu exemplar de “Um Novo Amanhecer”

Kanan não ignora a situação, pois descobre que muitas vidas poderão perecer diante da ganância do Conde Vidian, homem de confiança do Imperador, que pretende destruir Cynda para satisfazer o seu ego. Felizmente, Kanan não está sozinho, visto que a misteriosa Hera Cyndulla cruza o seu caminho, dando início a uma inusitada aliança, que conta ainda com o especialista em explosivos Skelly,  e a dissidente imperial Zaluna Myder, chefe de vigilância do planeta Gorse.

A arte da capa é muito bonita.

Um Novo Amanhecer se passa dez anos após “A Vingança dos Sith” e cinco anos antes de Rebels. Publicado pela Editora Aleph (2015) e escrito por John Jackson Miller, autor do aclamado “Kenobi”, a obra nos traz uma trama muito bem elaborada, mesmo se passando em apenas um sistema (Gorse e sua lua Cynda) e com poucos personagens. O início é um tanto lento, mas depois, somos presenteados com perseguições eletrizantes, batalhas épicas, traições, manobras políticas, dilemas morais e, obviamente, uma série de referências as obras do cinema.

Como todos os livros de Star Wars, o marcador de páginas é um sabre de luz.

O livro é recomendado para todos que já conhecem um pouco do universo Star Wars, são fãs da série Rebels e, principalmente, desejam saber o que se passa/se passou além da trama da família Skywalker. Recomendo!

Jorge Luís Gregório

Jorge Luís Gregório

Professor e entusiasta de tecnologia, estudioso da cultura NERD e fã de quadrinhos, animes e games. Mais um pai de menino, casado com a mulher mais linda da galáxia e cristão convicto. Gosto de ler ficção científica e discutir tecnologia, filmes, seriados, teologia, filosofia e política. Quer falar sobre esses e diversos outros assuntos? Venha comigo!