fbpx

Spotify: vale a pena assinar?

Spotify: vale a pena assinar?

Como professor, passo boa parte do tempo fora da sala de aula trabalhando no computador. Enquanto estudo ou preparo aulas, gosto de ouvir músicas, principalmente os grandes sucessos do passado. Naturalmente, boa parte do meu disco rígido, algo em torno de 15GB, é destinado à minha biblioteca de MP3.

Com essa grande biblioteca no computador (e também no smartphone) e, principalmente, devido a grande facilidade de baixar músicas, nunca havia me interessado por um serviço de streaming de música, até conhecer o Spotify.

O Spotify é um serviço de streaming de música, podcast e vídeo, extremamente popular e disponível para computadores e dispositivos móveis. Com um acervo de milhares de músicas dos mais diversos gêneros, o serviço possui uma versão gratuita extremamente limitada, além de permitir que você experimente a versão full grátis por 30 dias.

A versão premium para computadores e dispositivos móveis possui uma série de recursos e vantagens que faz o preço de R$16,90 parecer muito barato. O recurso de aprendizagem de máquina é algo fantástico, pois, conforme você ouve as canções, o programa “aprende” sobre suas preferências e começa a sugerir canções e bandas relacionadas. Graças a esse recurso, estou descobrindo uma série de bandas interessantes que eu não conhecida. Fantástico!

Os planos do Spotify

“…conforme você ouve as canções, o serviço ‘aprende’ sobre suas preferências e começa a sugerir canções e bandas relacionadas”

O serviço também prepara diariamente o “Daily Mix”, uma playlist que sugere e artistas baseado no que o serviço aprendeu sobre você. Esse recurso é muito útil quando você “não sabe o que quer ouvir”, mas também não quer ouvir algo que não seja do seu gosto. Também é possível criar playlists compartilhadas, além de ouvir as playlists criadas por amigos. A integração com o Facebook ajuda muito no sentido de encontrar amigos e compartilhar músicas e playlists.

O serviço também permite que você baixe as músicas no dispositivo móvel ou no computador, para que você ouça off-line, sem ter conexão com a Internet. Obviamente, os arquivos baixados só podem ser ouvidos pelo aplicativo específico.

A grande desvantagem do Spotify é sua interface de usuário. As versões mobile e desktop são confusas e nada intuitivas. Pelo o que eu tenho visto,isso parece ser uma característica geral dos serviços do gênero, pois o concorrente Google Play Music também é muito ruim em termos de interface do usuário.

Pra finlizar, digo que sou assinante premium há mais de 1 ano e recomendo o serviço para todos aqueles que, assim como eu, não consegue sem ficar ouvir músicas e, principalmente, descobrir novos sons.

Em breve pretendo testar o Google Play Music, um dos concorrentes do Spotify a fim de verificar na prática qual seria o melhor serviço.

Spotify e suas múltiplas plataformas

Jorge Luís Gregório

Jorge Luís Gregório

Professor e entusiasta de tecnologia, estudioso da cultura NERD e fã de quadrinhos, animes e games. Mais um pai de menino, casado com a mulher mais linda da galáxia e cristão convicto. Gosto de ler ficção científica e discutir tecnologia, filmes, seriados, teologia, filosofia e política. Quer falar sobre esses e diversos outros assuntos? Venha comigo!