fbpx

Guerra Civil – Livro e HQ (Resenha)

Guerra Civil – Livro e HQ (Resenha)

Considerando o público tradicional e os novos fãs, principalmente os que aprenderam amar os Vingadores por meio do UCM (Universo Cinematográfico Marvel), a Marvel incluiu em seu portifólio de publicações em prosa a clássica história “Guerra Civil”. A exemplo de Vingadores: todos querem dominar o mundo, Homem-Aranha: entre trovões e diversas outras obras convertidas em livros, Guerra Civil  em formato de  prosa (Editora Novo Século, 2014) é indispensável a todo fã do intrincado universo dos quadrinhos Marvel. Vale lembrar que o filme Guerra Civil do UCM é apenas uma adaptação e será deixado de fora desse pequena resenha.

Depois que alguns jovens com super-poderes foram os responsáveis diretos por uma catástrofe que levou a morte quase mil pessoas, incluindo crianças, o governo dos EUA decide regulamentar a profissão de herói. Com isso, todos os que possuem algum tipo de poder devem se registrar e revelar suas identidades a fim de agir dentro dos limites da lei e com transparência. Tony Stark (Homem de Ferro) concorda e se alia ao governo. Entretanto, Capitão América é contra tal iniciativa, pois, segundo ele, isso tira a liberdade sde atuação dos heróis. Depois de uma série de discussões, os heróis se dividem entre os que apóiam Stark e os que que apóiam o Capitão, agora considerado um fora da lei. Tem início a Guerra Civil.

A obra em prosa é fiel à versão original dos quadrinhos (Panini, 2010) que é assinada por Mark Millar (roteiro) e Steve McNiven (desenhos). As ilustrações de McNiven são fantásticas e inspiradoras, algo que salta aos olhos. Entretanto, na versão em prosa, o estilo único do escritor Stuart Moore nos transporta para dentro da narrativa de uma maneira mais completa, fazendo com que o leitor crie empatia com os personagens em seus dilemas, além de preencher várias lacunas da obra ilustrada de maneira genial, filosófica e coerente com o contexto e os personagens.

Se você conhece a história dos quadrinhos, recomendo que você leia a versão em prosa, pois certamente você terá uma nova perspectiva sobre essa fantástica e marcante história do universo Marvel. Obviamente, eu possuo as duas versões.

Jorge Luís Gregório

Jorge Luís Gregório

Professor e entusiasta de tecnologia, estudioso da cultura NERD e fã de quadrinhos, animes e games. Mais um pai de menino, casado com a mulher mais linda da galáxia e cristão convicto. Gosto de ler ficção científica e discutir tecnologia, filmes, seriados, teologia, filosofia e política. Quer falar sobre esses e diversos outros assuntos? Venha comigo!