fbpx

#GameList – Cinco jogos inesquecíveis do Mega Drive (Parte 1)

#GameList – Cinco jogos inesquecíveis do Mega Drive (Parte 1)

O Sega Mega Drive (ou Sega Genesis nos EUA) foi um console que marcou época, principalmente devido ao seu papel na Guerra dos Consoles, período que ficou marcado pela disputa entre Sega e Nintendo no início dos anos 1990. Recentemente a Sega lançou uma versão comemorativa desse console, distribuído no Brasil pela emblemática TecToy. Meus alunos sempre me perguntam quais eram os consoles e os games que eu jogava na “minha época”. Eles também pedem indicações de games antigos, pois ouvem que os jogos da era dos cartuchos eram mais simples, porém mais desafiadores. Claro que eram! Enfim, fiz essa postagem para indicar, segundo minha opinião, 5 dos melhores games do Sega Mega Drive. A medida que for lembrando de outros títulos, prometo fazer outras postagens. Por falta de tempo, os vídeos de gameplay não são de minha autoria. Vamos à lista!

#05 – Beyond Oasis (The Story of Thor)

Beyond-Oasis-USA-cover2

Beyond Oasis é um game indispensável para todos aqueles que apreciam um bom RPG. No melhor estilo Zelda A Link to The Past (Super Nintendo), você encarna um guerreiro com um amuleto místico capaz de controlar criaturas dotadas de poderes elementais que o ajudarão em sua jornada. Além de boa jogabilidade e combinação de golpes, o game possui gráficos bem elaborados e coloridos que chamam a atenção. A trilha sonora deixa a desejar, mas mesmo assim, esse game merece estar nesta lista. Nota 8.5.

 

 

 


#04 – Contra: The Hard Corps

contra

Franquia de ação da emblemática desenvolvedora Konami, a série Contra sempre foi sucesso entre os gamers desde a era dos 8 bits. Lançado em 1994, Hard Corps é, na minha opinião, o melhor game da série pois, além de ser um grande desafio, há 4 personagens com diferentes armas e é possível alterar o caminho durante o game. Para isso, há fases que dão a possibilidade de você escolher entre duas rotas após derrotar o seu respectivo “chefão”. Obviamente há diversos finais diferentes, o que fez com que muitos gamers jogassem diversas vezes até fazer todos os finais. Além da possibilidade de atirar em 360º, o visual do game é bem característico da série: cenários futuristas e apocalípticos, chefões monstruosos e/ou tecnológicos e uma considerável dificuldade que fará os amantes de CupHead desistir na primeira fase. Nota 9.0.


#03 – Shinobi III

Shinobi_III_-_Return_of_the_Ninja_Master_Coverart

Na década de 1990, os filmes de artes marciais, principalmente os que traziam a temática “Ninja” eram extremamente populares. A franquia Shinobi teve sua primeira aparição nos Arcades e depois no Master System. Entretanto, só mais tarde, no Mega Drive, que ela se firmou como uma das mais importantes séries da Sega. A terceira versão do game chegou pra arrebentar: gráficos muito bem elaborados, trilha sonora daquelas que você quer ter no seu MP3 Player, jogabilidade excelente, um grande desafio e diversão garantida. Sem dúvida é o “supra-sumo” dos jogos de ação/aventura da era dos 16 bits. Nota 9.5.


#02 – Streets of Rage II

Streets_Of_Rage_2_-EUR-

Os jogos do gênero Beat’em Up (popularmente conhecido como “briga de rua”) sempre foram sucesso. A ideia de sair pelas ruas batendo nos malfeitores e fazendo justiça com as próprias mãos, fez com que vários gamers da minha geração investisse muitas horas em diversão jogando Final Fight, Rushing Beat, Golden Axe, Capitain Comando e outros títulos do gênero. Streets of Rage II é o segundo game da franquia homônima e, na minha opinião, é o melhor game de “briga de rua” de todos os tempos. O visual do game, os golpes, os efeitos sonoros, os cenários, a trilha sonora épica assinada pelo ícone Yuzo Koshiro e, claro, um ótimo desafio, fazem de SoR II um game indispensável. A franquia é tão querida que um grupo de fãs criaram uma versão customizada intitulada SoR Remake, que une os três jogos lançados em apenas um. Vale a pena conferir, mas ainda prefiro o clássico. Nota 10.


#01 – Sonic III

Sonic3-box-us-225

A franquia Sonic dispensa comentários. O mascote da Sega foi o pivô da Guerra dos Consoles e ajudou a concorrente da Nintendo a criar um império multimídia em torno do universo do personagem que, creio eu, foi o grande responsável por manter a empresa de pé após a crise do console Dreamcast no início dos anos 2000. Os dois primeiros games da série foram marcantes e tiveram sua importância, mas o terceiro é simplesmente épico! Sonic III trouxe uma nova proposta de jogabilidade para o ouriço azul: os power-ups que dava diferentes modos de ataque ao personagem. Neste game também é apresentado o personagem Knuckles,   .Os cenários são marcantes e a trilha sonora manteve a excelente qualidade dos games anteriores. É impossível esquecer a fase Ice Cap, seu desafio, diversão e, principalmente, sua trilha sonora. Nota 10.


O que acharam? Vocês tem outras sugestões de jogos inesquecíveis!? Comentem e compartilhem esse post! Até a próxima.

Jorge Luís Gregório

Jorge Luís Gregório

Professor e entusiasta de tecnologia, estudioso da cultura NERD e fã de quadrinhos, animes e games. Mais um pai de menino, casado com a mulher mais linda da galáxia e cristão convicto. Gosto de ler ficção científica e discutir tecnologia, filmes, seriados, teologia, filosofia e política. Quer falar sobre esses e diversos outros assuntos? Venha comigo!