fbpx

Essencial The King of Fighters (Resenha)

Essencial The King of Fighters (Resenha)

The King of Fighters (KoF ou TKoF) é considerado por muitos, inclusive eu, a maior franquia de jogos de luta (fighting games) de todos os tempos. Sua primeira versão, lançada em 1994, trouxe diversas inovações, como o combate em  times de três, o movimento de esquiva  e, principalmente, marcou o início da era dos crossovers. A franquia foi uma das primeiras a tornar realidade a união entre personagens de dois ou mais jogos, neste caso as já consolidadas franquias Fatal Fury e Art of Fighting, além de diversos outros clássicos da icônica empresa SNK. TKoF marcou época nos arcades e nos consoles, inspirou diversas outras franquias e, na minha opinião, desbancou Street Fighter e Mortal Kombat. O último título da franquia, TKoF XIV, foi lançado em 2016 e marcou o retorno  oficial da SNK com o slogan “The Future is Now”, tão difundido nos anos 1990.

Diante da grandeza e importância de TKoF, a WarpZone, uma editora focada na cultura retrogamer, lançou um projeto de financiamento coletivo em 2017 intitulado “Essencial The King of Fighters”. O objetivo era escrever um livro contanto toda a história da franquia, revelando toda a história canônica por trás dos torneios e também os bastidores da SNK. Quando vi o projeto, não pensei duas vezes e apoiei de imediato. Eu, particularmente, possuo muitas histórias que envolvem TKoF, especialmente até a edição 2002. São muitos episódios engraçados,  horas nas game-locadoras, muitas fichas em arcades, investimento em revistas, desafios vencidos, pôsters colecionados, horas e mais horas treinando combos e, principalmente, amizades cultivadas.

Olha essa arte original do TKoF 94 no lauyout do texto. Fantástico!

Pois bem, os caras simplesmente detonaram e, como eu já comentei lá na fanpage,  eles não apenas escreveram um livro, criaram uma completa experiência nostálgica que me fez viajar no passado e reviver boas lembranças com os amigos nos tempos áureos dos arcades e das game-locadoras.

A qualidade do material é excelente em todos os aspectos: a leitura é simples e objetiva, não sendo cansativa em nenhum momento; a diagramação conta com um layout extremamente organizado e bonito, nos trazendo um colorido vibrante sem ser enjoativo e, principalmente, repleto de artes oficiais da franquia, inclusive pixel arts.

O livro “Essencial The King of Fighters”, além de contar toda a história da franquia, revela os bastidores da SNK, desde o seu surgimento, o apogeu na década de 1990, sua falência no início dos anos 2000 e o ressurgimento em 2015. A qualidade do material é excelente em todos os aspectos: a leitura é simples e objetiva, não sendo cansativa em nenhum momento; a diagramação conta com um layout extremamente organizado e bonito, nos trazendo um colorido vibrante sem ser enjoativo e, principalmente, repleto de artes oficiais da franquia, inclusive pixel arts. Tudo isso em 240 páginas com dimensão de 35x28cm. Um livrão! 

Conheça a história da SNK e do NeoGeo.

A capa dura faz toda a diferença na aparência do livro, fazendo dele o destaque da minha estante. A versão Colecionador traz uma luva em formato de cartucho de NeoGeo para guardar a obra. Infelizmente, eu fiz o pedido errado quando apoiei o projeto e não tenho essa luva (#chateado!). A versão Padrão custa R$124,00. Já a versão Colecionador, custa R$174,00. Enfim, se você, assim como eu, tem uma forte ligação com a franquia TKoF, não deixe de adquirir essa obra histórica. Vale muito a pena!

Jorge Luís Gregório

Jorge Luís Gregório

Professor e entusiasta de tecnologia, estudioso da cultura NERD e fã de quadrinhos, animes e games. Mais um pai de menino, casado com a mulher mais linda da galáxia e cristão convicto. Gosto de ler ficção científica e discutir tecnologia, filmes, seriados, teologia, filosofia e política. Quer falar sobre esses e diversos outros assuntos? Venha comigo!