fbpx

O que significa toda esta expectativa em torno do filme “Vingadores: Guerra Infinita”?

O que significa toda esta expectativa em torno do filme “Vingadores: Guerra Infinita”?

Sempre fui adepto da cultura nerd. Desde a infância, nos anos 1980, até os dias de hoje, sempre gostei de ler histórias em quadrinhos, livros de ficção, jogar RPG’s e, principalmente, videogames. Além de manter uma boa coleção de clássicas obras de ficção e histórias em quadrinhos, sempre que posso, adquiro as fantásticas edições especiais em capa dura que são lançadas de tempos em tempos.

Quando eu era adolescente, havia muito preconceito em torno dos nerds. Em sua grande maioria,eles eram marginalizados e considerados pessoas “esquisitas” que deveriam ser evitadas, caso contrário, sua popularidade entre os amigos da escola estaria seriamente comprometida. Ninguém queria ser amigo de um “esquisitão”. Eu era um deles.

Felizmente veio a era dos computadores e, o que para muitos era de difícil compreensão, osnerdstiravam de letra, sendo considerados por muitos especialistas os grandes responsáveis pela criação, crescimento e popularização das tecnologias modernas. Além do mais, nerdspopulares como Bill Gates (fundador da Microsoft) e Steve Jobs (fundador da Apple) contribuíram para que o estereótipo do nerdantissocial caísse por terra. Hoje a cultura nerdmovimenta bilhões de dólares ao redor do mundo, sendo impossível estimar um valor, visto que é uma cultura multifacetada que envolve vários assuntos como tecnologia, computadores, livros, filmes, seriados, histórias em quadrinhos, games, entre outros. Vale destacar que muitas obras do universo nerdtratam de maneira explícita ou implícita questões políticas, éticas e sociais, ou seja, engana-se quem pensa que tudo isso é apenas diversão.

No Brasil, pesquisas apontam que o público nerdé, em sua maioria, formado por homens com grande poder aquisitivo e com bom nível de instrução. Entretanto, as mulheres também ganham muito espaço nesse universo extremamente democrático. É inegável que a cultura nerd se tornou uma cultura pop, criando um complexo nicho de mercado capaz de oferecer oportunidades a pequenos, médios e grandes empresários.

Para se ter uma ideia do poder da cultura nerd, basta olharmos para o Universo Cinematográfico Marvel (UCM). Fundado em 1993 e adquirido pela Disney em 2009, a Marvel Studios possui os direitos de exploração de diversos personagens da Marvel Comics, a icônica editora de histórias em quadrinhos de heróis como Homem-Aranha, Homem de Ferro, Capitão América, Hulk, Thor, os X-Men, entre outros. De olho no crescimento da popularidade da cultura nerd em todo o mundo, o UCM surgiu em 2008 com a proposta de trazer seus heróis mais populares ao cinema.

Após 10 anos e muitos filmes, seriados, animações, camisetas, bonecos, livros e outros produtos, o UCM já ultrapassou os 14 bilhões de dólares apenas em bilheteria, tornando-se um dos produtos de mídia mais rentáveis da história. Esse número astronômico é um “tapa na cara” de muitos renomados atores e diretores que já afirmaram que “filmes de heróis são enjoativos e não dão dinheiro”.

No dia 26 de abril estreia o tão aguardado “Vingadores: Guerra Infinita”, o 19º filme do UCM. Segundo os diretores, o filme terá um impacto muito grande, não apenas no UCM, mas em toda a história do cinema. Essa declaração, aliada à trama dos filmes anteriores, criou uma expectativa cultural muito grande em torno do filme. Entretanto, penso que toda essa expectativa tem um significado ainda maior: a consolidação da cultura nerd como um fator de transformação cultural e, principalmente, capaz de movimentar bilhões de dólares. Eu já garanti o meu ingresso e a minha camiseta para a pré-estreia: “Vingadores, unidos!”


Texto publicado originalmente no Jornal de Jales – coluna Fatecnologia – no dia 22 de abril de 2018.

Jorge Luís Gregório

Jorge Luís Gregório

Professor e entusiasta de tecnologia, estudioso da cultura NERD e fã de quadrinhos, animes e games. Mais um pai de menino, casado com a mulher mais linda da galáxia e cristão convicto. Gosto de ler ficção científica e discutir tecnologia, filmes, seriados, teologia, filosofia e política. Quer falar sobre esses e diversos outros assuntos? Venha comigo!