fbpx

Preciso realmente fazer um curso superior?

Preciso realmente fazer um curso superior?

Em grandes centros de tecnologia, como os EUA, há empresas, como Google, IBM e Apple, em que a falta de curso superior não é um fator limitante para a contratação de funcionários, o que traz, segundo Suria Barbosa, em matéria publicada no portal Exame em fevereiro de 2019, vantagens às empresas. Segundo Barbosa, isso aumenta a gama de opções de contratação, como de profissionais com conhecimento técnico e experiência, além de favorecer uma seleção ainda mais exigente. Apesar disso, buscar esse diploma de curso superior ainda é uma necessidade.

No Brasil, o diploma de curso superior ainda é pré-requisito mínimo para disputar as melhores vagas do mercado de trabalho. Ademais, segundo o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (SEMESP), os trabalhadores que possuem diploma do ensino superior têm a média salarial quase 3 vezes maior que a de quem tem apenas o ensino médio.

Um outro motivo é que a nova tendência mundial de não exigir curso superior, na verdade, não o despreza, ou seja, apenas valoriza outras formas de aprendizagem, considerando o atual contexto tecnológico. Nesse sentido, há muitos serviços de e-learning (ensino eletrônico) que proporcionam uma aprendizagem rápida e com foco em conceitos e tecnologias. Basta uma rápida pesquisa em sites de e-learning como Alura, TreinaWeb e Udemy para encontrar diversos cursos oferecidos por excelentes e experientes profissionais.

“No Brasil, o diploma de curso superior ainda é pré-requisito mínimo para disputar as melhores vagas do mercado de trabalho”

Entre as plataformas mencionadas, o destaque vai para a Udemy, cuja proposta é proporcionar um meio para que alunos e professores aprendam e ensinem considerando diversas áreas do conhecimento. Assim, se você é expert em sua área de atuação, é possível montar um curso em formato de videoaula ou slides e disponibilizar na Udemy. A plataforma também oferece meios para que os alunos interajam entre si e com os professores. Outra característica é que a plataforma gerencia a divulgação dos cursos e a remuneração dos professores.

De fato, as tecnologias da informação e comunicação (TIC) mudaram muitas coisas em nossa sociedade neste início de século, inclusive a maneira como adquirimos conhecimento. Considerando a velocidade com que as coisas acontecem, é necessário que todos os profissionais se mantenham atualizados, considerando a formação contínua, independentemente da forma como se dá essa formação. Entretanto, pensar que os cursos superiores são desnecessários para quem pretende entrar no mercado de trabalho é um erro, pelo menos por enquanto.

“Apesar de todo o conhecimento estar disponível na grande rede, há coisas que só o ambiente escolar/universitário é capaz de proporcionar”

Apesar de todo o conhecimento estar disponível na grande rede, há coisas que só o ambiente escolar/universitário é capaz de proporcionar. As soft skills, que são habilidades sociais e comportamentais, tão exigidas pelo mercado de trabalho atual, não são desenvolvidas na frente de um computador ou usando um aplicativo de e-learning. É necessário interagir, ouvir opiniões diferentes, vivenciar conflitos, saber trabalhar em equipe, compartilhar conhecimento, aprender com os mais experientes, lidar com frustrações, desenvolver a comunicação e a resiliência, enfim, ser um profissional que vai além das habilidades estritamente técnicas.

Portanto, antes de desprezar o ensino superior, olhe para suas limitações profissionais (todos nós temos!) e reflita sobre como as faculdades são capazes de lhe oferecer muito mais do que competências e habilidades técnicas.


Texto publicado originalmente no Jornal de Jales, coluna Fatecnologia, no dia 20/10/2019 .

Jorge Luís Gregório

Jorge Luís Gregório

Professor e entusiasta de tecnologia, estudioso da cultura NERD e fã de quadrinhos, animes e games. Mais um pai de menino, casado com a mulher mais linda da galáxia e cristão convicto. Gosto de ler ficção científica e discutir tecnologia, filmes, seriados, teologia, filosofia e política. Quer falar sobre esses e diversos outros assuntos? Venha comigo!