fbpx

Black friday ou “black fraude”?

Black friday ou “black fraude”?

Nos EUA, o dia conhecido como Black Friday (sexta-feira negra) acontece na quarta sexta-feira do mês de novembro, um dia após a celebração do tradicional feriado do Dia de Ação de Graças. Esse feriado, por decreto presidencial em 1939, do então presidente Franklin Roosevelt, foi alterada para a terceira sexta-feira do mês de novembro, para ajudar os comerciantes a explorarem o clima do Natal por mais tempo. Como não foram todos os estados que aderiam a essa mudança, coube ao Congresso em 1941 anular a decisão. No tocante à origem do termo, Black Friday, há várias explicações, sendo uma das mais aceitas a referência ao caos que as grandes cidades e os centros comerciais se tornavam durante o dia, devido ao elevado número de veículos e pessoas, causando filas e problemas de trânsito.

De fato, o evento, que tem suas raízes capitalistas, cria uma expectativa na população que se prepara para as compras de fim de ano. Pensando nisso, os grandes varejistas preparam descontos além dos habituais, para atrair consumidores e se livrar de produtos com prazo de validade curto ou que logo irão sair de linha. Esse “culto ao capitalismo” e aos bens de consumo já é tradição nos EUA há muito tempo, e, segundo o que vemos em sites norte-americanos e, principalmente, ouvimos de pessoas que moram lá, ele realmente impressiona pelos descontos generosos.

Pensando no potencial da Black Friday, o Brasil pegou carona pela primeira vez em 2010. Entretanto, diferentemente dos EUA, onde o foco tradicionalmente são as lojas físicas, aqui associamos o dia principalmente ao comércio eletrônico. Segundo a consultoria EBIT, em 2018 o comércio eletrônico faturou R$2,6 bilhões no período, o que representa um aumento de 23% em relação a 2017. Os produtos líderes de vendas foram smartphones, TVs e eletrodomésticos de maior porte, como geladeira, fogão, freezers e micro-ondas.

“A principal ocorrência tem sido o atraso nas entregas, além de propaganda enganosa, maquiagem de preço, produto indisponível, fretes abusivos e problemas para finalizar a compra”

Entretanto, nem tudo são flores. Apesar dos descontos, o site Reclame Aqui registrou mais de 5,6 mil reclamações, o que representa um crescimento de 62% em relação a 2017. Mesmo assim, em comparação com os anos anteriores, ainda temos uma boa evolução, visto que as reclamações têm diminuído consideravelmente. A principal ocorrência tem sido o atraso nas entregas, além de propaganda enganosa, maquiagem de preço, produto indisponível, fretes abusivos e problemas para finalizar a compra. Assim, são comuns piadas como: “Black Friday no Brasil é tudo pela metade do dobro”, “Aqui temos a Black Fraude” e por aí vai.

No Brasil, também muitos esperam esse período para fazer compras. Entretanto, para tirar o melhor desse evento, é necessário cautela. Em primeiro lugar, é importante monitorar o preço dos produtos desejados com antecedência (costumo fazê-lo 45 dias antes de efetuar as compras). Isso evita pagar a metade do dobro, ou seja, comprova se aquele preço realmente possui um bom desconto. Também considero essencial entrar em sites de pesquisas de preços e criar alertas para monitorar os produtos desejados, bem como evitar decidir o que comprar no dia do evento, para não agir por impulso. Outra dica é tomar cuidado com fretes abusivos, pois, em muitos casos, o produto está com um desconto formidável, mas o frete é uma afronta.

Com relação à segurança, as compras devem ser feitas apenas em lojas confiáveis. No site da consultoria EBIT, é possível verificar a reputação, e, no site do Reclame Aqui, se a loja possui muitas reclamações. Há que considerar também que a Black Friday é um prato cheio para criminosos virtuais, ávidos por aplicar golpes financeiros. Não é difícil encontrar pessoas que já foram lesadas por lojas sem reputação. Enfim, pesquise, compare e se informe. Caso se sinta lesado, não hesite em procurar um advogado. Black Friday ou Black Fraude? Isso depende de você!


Texto publicado originalmente no Jornal de Jales, coluna Fatecnologia, no dia 17/11/2019 .

Jorge Luís Gregório

Jorge Luís Gregório

Professor e entusiasta de tecnologia, estudioso da cultura NERD e fã de quadrinhos, animes e games. Mais um pai de menino, casado com a mulher mais linda da galáxia e cristão convicto. Gosto de ler ficção científica e discutir tecnologia, filmes, seriados, teologia, filosofia e política. Quer falar sobre esses e diversos outros assuntos? Venha comigo!