fbpx

Por que abrir uma conta em um banco digital?

Por que abrir uma conta em um banco digital?

Os bancos digitais são instituições financeiras que operam essencialmente de maneira on-line, isto é, não possuem agências físicas, principal diferença em relação aos bancos tradicionais. Todas as operações, desde a abertura de conta, investimentos, poupança, transferências, pagamentos e outras são possíveis apenas via site ou aplicativo. Eles também se diferenciam dos “bancos digitalizados”, bancos tradicionais que oferecem diversas operações realizadas na agência via caixa eletrônico ou por intermédio de um funcionário, além dos serviços on-line.

A essência on-line dos bancos digitais traz uma série de vantagens para o cliente. Com não há agências físicas, a redução dos custos operacionais é convertida em menores taxas e menores juros. Na verdade, há diversos bancos que isentam seus clientes de diversas taxas, como anuidades de cartões e transferências interbancárias.

Uma outra vantagem dos bancos digitais é a ausência de burocracia, o que permite a entrega de serviços rápidos e eficientes aos seus clientes, sem filas e sem limites de horário. De fato, enquanto os “bancos digitalizados” oferecem sites e aplicativos que estendem ou complementam seus serviços tradicionais, o aplicativo e o site do banco digital são, em essência, o seu banco completo, com todos os serviços.

A terceira vantagem é o uso do dinheiro digital. Apesar de os bancos digitais possibilitarem saques em caixas eletrônicos da rede interbancária Banco 24 horas, eles contam com diversos meios de pagamentos digitais. Além do pagamento de contas por aproximação e leitura de código de barras e QRCode, outros meios essencialmente digitais deverão surgir nos próximos anos, considerando a mudança cultural em relação ao dinheiro físico que deverá se consolidar após a pandemia de Covid-19. Os bancos digitais estão essencialmente preparados para essa definitiva onda de “dinheiro digital”.

A essência on-line dos bancos digitais traz uma série de vantagens para o cliente. Entretanto, há também desvantagens, principalmente se o usuário não possui cultura digital.

Mas nem tudo são flores, visto que há desvantagens que devemos considerar. A falta de agências físicas pode representar uma grande desvantagem para aqueles que não possuem hábitos digitais. Confesso que nunca tive problemas com o meu banco digital, mas conheço pessoas que tiveram. A maioria delas conseguiu resolver tudo rapidamente via atendimento on-line por chat, enquanto outras, não habituadas com atendimento virtual, enfrentaram diversos problemas.

Uma outra desvantagem da inexistência de agências físicas é o fato de ter que sacar via rede Banco 24 horas. Dependendo da localização do cliente, não há caixas eletrônicos dessa rede, sendo necessária, inicialmente, uma transferência para o banco tradicional e depois saque no caixa eletrônico da agência. Ademais, há bancos que cobram taxas para saques na rede Banco 24 horas.

Mas, e a segurança? Quanto a isso, o cliente pode ficar tranquilo, pois, assim como os bancos tradicionais, os digitais são fiscalizados pelo Banco Central do Brasil (BACEN). Ademais, o Conselho Monetário Nacional (CMN) anunciou em abril de 2019 uma série de regras de segurança digital para que instituições financeiras operem na internet observando uma séria de diretrizes de segurança e privacidade.  Diante do exposto, acredito que as vantagens superam desvantagens.

Os bancos digitais nos ajudam a poupar tempo e dinheiro, além de nos preparar culturalmente para uma grande mudança que já está em curso. Entretanto, antes de abrir sua conta, recomendo que pesquise as opções disponíveis no mercado, visto que cada uma tem suas peculiaridades. Verifique os sites de reclamação e converse com pessoas que já usam esse tipo de serviço antes de tomar uma decisão. Escolha com sabedoria, antes de realizar as operações com um clique.


Texto publicado originalmente no Jornal de Jales, coluna Fatecnologia, no dia 20/09/2020

Jorge Luís Gregório

Jorge Luís Gregório

Professor e entusiasta de tecnologia, estudioso da cultura NERD e fã de quadrinhos, animes e games. Mais um pai de menino, casado com a mulher mais linda da galáxia e cristão convicto. Gosto de ler ficção científica e discutir tecnologia, filmes, seriados, teologia, filosofia e política. Quer falar sobre esses e diversos outros assuntos? Venha comigo!