fbpx

As profissões do futuro (Parte 02)

As profissões do futuro (Parte 02)

Na última publicação desta coluna, foram abordadas duas profissões que poderão surgir, Engenheiro de Lixo de Dados e o Designer de Voz UX. Hoje, novamente com base no estudo 21 more jobs of the future (Os 21 empregos mais importantes do futuro – em tradução livre), publicado pela Cognizant em outubro de 2018, destacarei mais duas profissões que deverão surgir nos próximos anos, considerando as rápidas e constantes transformações tecnológicas e científicas do presente século.

Head of Business Behavior (Líder de comportamento de negócios)

A cultura orientada por dados diz que todas as decisões organizacionais devem ser orientadas por fatos e não por suposições. Assim, diversas organizações aplicam esforços para coletar, armazenar e processar dados corporativos. Coletar dados comportamentais de clientes é uma tarefa relativamente simples, pois eles são constantemente monitorados por sites e aplicativos. Entretanto, coletar dados de funcionários pode não ser uma tarefa fácil, visto que a precisão exigida envolve métodos e tecnologias consideradas complexas, antiéticas e/ou invasivas.

Nos dias atuais, diversas organizações capturam dados de funcionários considerando produtividade, comportamentos e emoções, interação social, entre outros aspectos. A captura é realizada por meio de entrevistas, sensores no ambiente e, em alguns casos, por dispositivos vestíveis (wearables ou wearable device), que monitoram as condições físicas dos funcionários. Processar esses dados objetivando a compreensão e a motivação da força de trabalho é o papel central do líder de comportamento de negócios. Esse profissional deve: conhecer profundamente a organização; ter experiência em People Analytics; compreender aspectos éticos e legais sobre privacidade e proteção de dados pessoais; ter condições de recomendar e usar ferramentas tecnológicas e algoritmos no contexto da organização; conhecer aspectos sobre gestão de pessoas; ter capacidade de liderança, comunicação e trabalho em equipe. Enfim, trata-se de um gestor de recursos humanos com grandes habilidades tecnológicas.

Algorithm Bias Auditor (Auditor de viés de algoritmo)

Devido ao crescimento da cultura orientada por dados dentro das organizações, o uso de aplicações de inteligência artificial (IA) que analisam dados de contratos, clientes, fornecedores e funcionários tem se tornado cada vez mais comum. Assim, é necessário que os algoritmos usados no processamento de dados sejam éticos, legais, inclusivos e não considerem qualquer tipo de discriminação, além de refletirem os valores da organização. Entretanto, algoritmos não possuem consciência, reproduzindo exatamente a lógica proposta por seus desenvolvedores.

Nesse contexto, é possível que profissionais e organizações façam ajustes em algoritmos promovendo diversos tipos de discriminações. Por exemplo, imagine um programa de análise de crédito que considere aspectos raciais e sexuais para a aprovação ou negação de um empréstimo. Assim, o auditor de viés de algoritmo deve trabalhar em conjunto com analistas e desenvolvedores de sistemas objetivando inserir aspectos éticos, legais e humanos nos algoritmos usados na organização. Esse profissional também poderá atuar na fiscalização de processos que usam ferramentas de IA para análise de dados, tais como promoção e contratação, publicidade e políticas públicas. Suas principais habilidades e características são: experiência em questões legais e éticas que envolvem tecnologia; conhecimentos sobre cultura organizacional e recursos humanos; programação de computadores em diversas linguagens e metodologias; conhecimentos sobre aplicações de IA; compromisso com a diversidade e inclusão. Trata-se de um profissional extremamente multidisciplinar, ético e humano.  

Diante do exposto, é importante destacar que todas as formações profissionais devem considerar aspectos tecnológicos, éticos e morais sob uma perspectiva multidisciplinar, objetivando formar profissionais para o futuro. Na próxima edição, falarei sobre outras incríveis profissões que deverão surgir. Até breve!


Texto publicado originalmente no Jornal de Jales, coluna Fatecnologia, no dia 02/06/2019

Jorge Luís Gregório

Jorge Luís Gregório

Professor e entusiasta de tecnologia, estudioso da cultura NERD e fã de quadrinhos, animes e games. Mais um pai de menino, casado com a mulher mais linda da galáxia e cristão convicto. Gosto de ler ficção científica e discutir tecnologia, filmes, seriados, teologia, filosofia e política. Quer falar sobre esses e diversos outros assuntos? Venha comigo!