fbpx

As profissões do futuro (Parte 03)

As profissões do futuro (Parte 03)

Dando continuidade às últimas publicações desta coluna, hoje abordarei mais duas profissões do futuro, segundo o estudo 21 more jobs of the future (Os 21 empregos mais importantes do futuro – em tradução livre), publicado pela Cognizant em outubro de 2018.

Smart Home Design Managers (Gerente de Design de Casa Inteligente).

O crescimento da adoção de tecnologias voltadas a casas inteligentes (smart home) deve causar profundas mudanças nas profissões relacionadas à construção civil. Os métodos tradicionais de construção de casas e prédios deverão ser substituídos por tecnologias de impressão 3D, como já mencionado nesta coluna. No futuro, a interação com as residências deverá ser o padrão, por meio da Internet das Coisas (IoT – da sigla em inglês), o que nos permitirá controlar totalmente nossas residências por meio de gestos e comandos de voz. Assim, para que as futuristas casas conectadas sejam construídas (ou adaptadas), será necessário que gerentes de design de casas inteligentes consigam gerenciar e integrar equipes de engenheiros, arquitetos e clientes objetivando projetar ambientes conectados, considerando a sustentabilidade e a estética.

O gerente de design de casa inteligente deve: manter-se atualizado sobre as principais tecnologias voltadas a casas inteligentes; saber como integrar tecnologias de conectividade a ambientes internos e externos; conhecer conceitos de design com o auxílio do computador (CAD – da sigla em inglês) e trabalhar em colaboração com arquitetos, pedreiros e engenheiros a fim de definir os requisitos do projeto. Com todas essas responsabilidades, é natural que esse profissional seja bacharel em Engenharia Civil ou Arquitetura, além de ter excelentes habilidades de comunicação e profundo conhecimento em tecnologias voltadas a casas inteligentes.

Vertical Farm Consultant (Consultor de Fazenda Vertical).

A produção de vegetais em larga escala deve considerar custo, tempo e, principalmente, as incertezas da natureza. O constante aumento da demanda por alimentos motivou a criação de métodos alternativos de produção de hortaliças, tais como as fazendas indoor. Elas utilizam os cultivos hidropônico e aeropônico, que otimizam o espaço físico, além de usar água de maneira eficiente, dispensando o uso de solo. As fazendas que usam o cultivo aeropônico são chamadas de fazendas verticais, visto que os canteiros são dispostos em andares. A principal vantagem delas é a possibilidade de haver produção o ano todo, independentemente do clima, visto que são instaladas em ambientes controlados. Outra questão é a utilização de tecnologia por meio de softwares de inteligência artificial que usam sensores para captar dados do ambiente e configurar o sistema para utilizar a água de maneira eficiente, além de controlar a aplicação de nutrientes e avisar qual é o melhor momento para a colheita.

Acredita-se que as fazendas verticais poderão ser a solução dos problemas de produção de alimentos em áreas economicamente vulneráveis ou onde o clima não é propenso ao cultivo. Assim, será necessário que um consultor de fazendas verticais lidere o projeto, a implantação e a manutenção delas. Outra responsabilidade desse profissional é a de promover treinamentos para que os usuários configurem corretamente o sistema inteligente dessas fazendas. Esse tipo de profissional precisa ser formado em Ciências Agrárias, além de conhecer as principais tecnologias voltadas ao conceito de agricultura inteligente (Smart Agriculture). Suas principais habilidades envolvem comunicação, análise de dados, programação de computadores e noções de planejamento urbano.

Diante do exposto, é possível afirmar que é impossível dissociar qualquer que seja a profissão da utilização das tecnologias de informação e comunicação, principalmente as voltadas à automação. Na próxima edição, vamos dar continuidade ao tema, explorando outras incríveis profissões do futuro. Até breve!


Texto publicado originalmente no Jornal de Jales, coluna Fatecnologia, no dia 09/06/2019

Jorge Luís Gregório

Jorge Luís Gregório

Professor e entusiasta de tecnologia, estudioso da cultura NERD e fã de quadrinhos, animes e games. Mais um pai de menino, casado com a mulher mais linda da galáxia e cristão convicto. Gosto de ler ficção científica e discutir tecnologia, filmes, seriados, teologia, filosofia e política. Quer falar sobre esses e diversos outros assuntos? Venha comigo!