fbpx

Encontro com Rama (Resenha)

Encontro com Rama (Resenha)

Arthur C. Clarke é um dos maiores escritores de ficção de todos os tempos. Suas obras, além de atemporais, nos apresentam diversas questões filosóficas e políticas em escala mundial. O gênio de Clarke não se limita a nos contar apenas mais uma história interessante, ou seja, ele consegue fazer o leitor pensar e, principalmente, se envolver nos mistérios dos seus textos. Encontro com Rama é mais uma dessas fantásticas obras. Publicado originalmente em 1972 com o título Rendezvous with Rama, a obra foi vencedora dos renomados prêmios Nebula e Hugo, que são entregues ao melhor livro de Fantasia e Ficção.  A versão que comprei e li foi publicada em 2015 pela Editora Aleph.

Meu exemplar de Encontro com Rama

No ano de 2077 um asteroide colidiu-se com a Terra no continente europeu causando milhares de mortes e muita destruição. Após esse terrível episódio, foi criado um sistema de vigilância espacial com o intuito de impedir que novas catástrofes desse tipo voltassem a acontecer. Entretanto, após 50 anos um gigantesco objeto em formato de cilindro, batizado de Rama (da mitologia Hindu), chega ao nosso Sistema Solar. Marcados pela catástrofe de 50 anos, a maior parte dos seres humanos defende que o objeto deve ser imediatamente destruído antes que se aproxime da Terra, porém, cientistas conseguem enviar uma expedição ao objeto que, na verdade, é muito mais que um asteroide: trata-se de uma maravilhosa e misteriosa construção alienígena, um ecossistema tecnológico,  cheio de enigmas que desafiam a tecnologia e a compreensão humana. Seria Rama uma inestimável fonte de conhecimento ou uma ameaça a humanidade?

“É uma ideia terrível, mas precisam encará-la. Pode ser que um dia vocês possuam os planetas. Mas as estrelas não são para o Homem” (Arthur C. Clarke – Encontro com Rama)

Incrivelmente, em novembro de 2017, foi detectado em nosso sistema solar um gigantesco asteroide em formato de charuto. Estaria o universo fazendo uma homenagem ao gênio de Clarke?

A obra surpreende pelo seu rigor científico, um dos traços mais marcantes nas obras de Clarke, além de conseguir envolver o leitor em um mistério que vai fazer você querer ler mais e mais. Encontro com Rama é um clássico que deixa você triste após terminar a leitura. Considero obrigatório para todos os fãs de ficção. Nota 10.

Arte conceitual do “encontro”.
Jorge Luís Gregório

Jorge Luís Gregório

Professor e entusiasta de tecnologia, estudioso da cultura NERD e fã de quadrinhos, animes e games. Mais um pai de menino, casado com a mulher mais linda da galáxia e cristão convicto. Gosto de ler ficção científica e discutir tecnologia, filmes, seriados, teologia, filosofia e política. Quer falar sobre esses e diversos outros assuntos? Venha comigo!