fbpx

Perdido em Marte (Resenha)

Perdido em Marte (Resenha)

Perdido em Marte, do original The Martian (O Marciano), é uma das melhores obras de Andy Weir, um dos grandes nomes da ficcção científica da atualidade. Meu primeiro contato com o autor foi na fantástica obra Devoradores de Estrelas que, assim como The Martian, também merece uma adaptação para o cinema. Vamos ao post!


O protagonista da trama é Mark Watney, um astronauta que faz parte da tripulação da missão Ares 3, destinada a explorar o planeta Marte. Após 6 dias no nosso vizinho celestial, os astronautas são obrigados a enfrentar uma gigantesca tempestade de areia, o que faz com que a missão seja abortada.

Durante a o embarque, Watney sobre um acidente em que é atingido por destroços de uma antena, desaparecendo no meio da tempestade. Seus amigos, acreditando que ele esteja morto, fazem uma arriscada decolagem e partem rumo à nave Hermes, que estava na órbita do planeta, para iniciar a viagem de volta à Terra.

Após a tempestade, Watney desperta e se vê sozinho num mundo desértico, nada hospitaleiro e cheio de perigos que irão testar todas as suas habilidades de botânico e engenheiro. Num primeiro momento, nosso amigo marciano acredita que a única chance de sobrevivência é viajar mais de 2000 Km até o local de pouso da missão Ares 4, que deverá chegar ao planeta em 4 anos!

Nesse cenário nada promissor, racionar comida, produzir oxigênio, manter os sistemas de suporte à vida e se manter emocionalmente forte sãs as prioridades de Watney, que se mostra um incansável e implacável explorador espacial.


Eu acredito que esta é uma das melhores obras do gênero já escritas, considerando seu rigor científico e sua narrativa repleta de informações sobre astronáutica e sobre o planeta vermelho. A riqueza de detalhes da narrativa possibilitou uma adaptação para o cinema em 2015, estrelada por Matt Damon e dirigida pelo lendário Ridley Scott.

De fato, a narrativa é fluida e temperada com bastante bom humor. Entretanto, esta é uma daquelas obras que pode ser classificada como hard sci-fi, ou seja, o autor usa e abusa das explicações científicas para deixar claro exatamente o que Watney está realizando. Tem horas que o marciano encarna o melhor estilo MacGyver, fazendo gambiarras impensáveis, sendo impossível não lembrar do mestre do improviso, cuja série homônima marcou a TV dos anos 1980 e 1990.

The Martian é uma obra indispensável a todos os amantes de ficcão. Recomendadíssimo!

Jorge Luís Gregório

Jorge Luís Gregório

Professor e entusiasta de tecnologia, estudioso da cultura NERD e fã de quadrinhos, animes e games. Mais um pai de menino, casado com a mulher mais linda da galáxia e cristão convicto. Gosto de ler ficção científica e discutir tecnologia, filmes, seriados, teologia, filosofia e política. Quer falar sobre esses e diversos outros assuntos? Venha comigo!