fbpx

Devoradores de Estrelas (Resenha)

Devoradores de Estrelas (Resenha)

Imagine como seria acordar em uma nave espacial a bilhões de quilômetros da Terra, sem se lembrar sequer do seu nome ou o que você está fazendo ali, com apenas dois cadáveres como companhia. Tenso, não? Pois é, é essa a trama inicial da obra Devoradores de Estrelas (Editora Suma, 2021), de Andy Weir, mesmo autor do clássico Perdido em Marte (The Martian).

O protagonista Ryland Grace não faz a mínima ideia do que está acontecendo. Enquanto recupera sua memória lentamente, descobre que ele e seus amigos mortos deixaram a Terra há muitos anos numa missão suicida que pode decidir o futuro da humanidade.

Ao descobrir que o nosso Sol está sendo consumido por uma espécie a alga espacial, Grace usa todo o seu conhecimento científico para tentar reverter o processo e evitar a extinção da raça humana. Entretanto, no decorrer dos dias, ele descobre que o peso de salvar o mundo sozinho é grande demais. Se ele tivesse alguém ao seu lado, as coisas poderiam ser mais… fáceis? Talvez!

“Dois mundos em perigo, um astronauta competente (mas humano e cheio de falhas), inúmeros mistérios científicos para resolver, e toda a humanidade em risco. Qualquer fã de ficção científica das antigas (como eu) vai amar.”

― George R.R. Martin, autor de A guerra dos tronos

De fato, a obra Devoradores de Estrelas (do original Project Hail Mary, 2021) é uma obra de sci-fi fantástica e surpreendente em diversos aspectos. Em primeiro lugar, o rigor científico, ao melhor estilo Arthur C. Clarke (2001: uma odisseia no espaço), faz com que a obra seja classificada como “hard sci-fi”, ou seja, o autor explora diversos conceitos científicos durante a narrativa. Assim, para que a experiência literária seja completa, é necessário ter conhecimentos além do básico em ciência, tais como astronomia, biologia, físicas, entre outras áreas.

Em segundo lugar, a narrativa em primeira pessoa, além de fluida e bem humorada, nos faz ter grande empatia por Grace, enquanto alterna fatos do presente e do passado. Esse estilo de escrita prende a atenção do leitor, deixando-o ansioso para descobrir o que está acontecendo e porque está acontecendo. A humanidade finalmente se uniu em torno de um objetivo comum? Talvez….!

Devoradores de Estrelas é uma obra cativante, magnifíca, surpreendente e com um final que certamente vai suscitar muitos pensamentos filosóficos e existenciais no leitor.

Sem dúvida um dos melhores livros de ficção científica de todos os tempos! Recomendo!

“Ler Devoradores de estrelas é como ir em uma excursão ao espaço sideral com o melhor professor de Ciências que existe ― e a tarefa da sua turma é salvar o mundo. Uma das viagens mais originais, envolventes e divertidas que já fiz.”

― Ernest Cline, autor de Jogador nº 1

Jorge Luís Gregório

Jorge Luís Gregório

Professor e entusiasta de tecnologia, estudioso da cultura NERD e fã de quadrinhos, animes e games. Mais um pai de menino, casado com a mulher mais linda da galáxia e cristão convicto. Gosto de ler ficção científica e discutir tecnologia, filmes, seriados, teologia, filosofia e política. Quer falar sobre esses e diversos outros assuntos? Venha comigo!