fbpx

Pines (Resenha)

Pines (Resenha)

Após ler Matéria Escura e Recursão, duas das melhores obras de ficção que já li, resolvi conhecer um pouco mais sobre o autor Blake Crouch. Assim, cheguei a Pines e tive novamente o prazer de desfrutar de uma obra fantástica!

Nos EUA, Pines é o primeiro livro da trilogia Wayward Pines. Os outros dois livros são Wayward e The Last Town. No Brasil apenas o primeiro livro foi publicado, levando o selo da editora Planeta. Infelizmente não há sinais de que os outros dois serão publicados.

A também trilogia originou a controversa série Wayward Pines, que possui apenas uma temporada. Apesar de não ter sido cancelada oficialmente, muitos dizem que o projeto foi abandonado.

Não vi a série, mas o livro…. Que história, meus amigos! Que história!

Vamos a ela!

O protagonista é Ethan Burke, um agente secreto dos EUA que chega na pacata cidade de Wayward Pines com o objetivo de investigar o desaparecimento de dois de seus colegas agentes. Infelizmente, Burke se envolve em um grave acidente de carro, ficando em coma vários dias no hospital da cidade.

Ao acordar, Burke percebe que está sem o seu celular, sem documentos e sem a pasta que contém os documentos secretos sobre o caso que ele investigava.

Fugindo do hospital, Burke tem dificuldades em convencer os cidadãos de que ele realmente é um agente secreto. Ademais, ele não consegue contatar sua esposa e seu filho via telefone, deixando-o completamente sozinho e com vários problemas para resolver.

É aí que Burke percebe que as coisas não são como aparentam ser na supostamente pacata cidade Wayward Pines.

Terror. A sensação cada vez mais forte de que algo estava muito, muito errado

Pines (Capítulo 3)

Com esse cenário de mistério que define a essência da obra, Crouch nos entrega uma narrativa de suspense que nos faz desconfiar de todos os personagens, além de a todo momento criar teorias sobre tudo o que estava acontecendo.

Quando a história chega na metade, a narrativa, de maneira proposital (eu acredito) , fica um tanto confusa, mas sem perder a essência de mistério, passando para o leitor toda a sensação de confusão e desespero do agente Burke.

A liberdade é uma total construção do século XX. Você vai ficar aqui sentado e me dizer que a liberdade individual é mais vital do que a sobrevivência da nossa espécie?

Pines (Capítulo 18)

No final, somos presenteados com aquele plot twist maravilhoso, que coloca por terra todas as teorias que invariavelmente vamos criar no decorrer da obra.

Uma obra ímpar que, apesar de não ter os outros dois livros da trilogia publicados no Brasil, vale muito a pena! Não é por caso que Blake é considerado um dos melhores autores de ficção atualmente.

Leitura recomendadíssima!

Jorge Luís Gregório

Jorge Luís Gregório

Professor e entusiasta de tecnologia, estudioso da cultura NERD e fã de quadrinhos, animes e games. Mais um pai de menino, casado com a mulher mais linda da galáxia e cristão convicto. Gosto de ler ficção científica e discutir tecnologia, filmes, seriados, teologia, filosofia e política. Quer falar sobre esses e diversos outros assuntos? Venha comigo!