fbpx

Inevitável (Resenha)

Inevitável (Resenha)

Nasci em 1981. Sou da geração Y, que é caracterizada por grandes avanços tecnológicos, prosperidade econômica, facilidade material e um ambiente altamente urbanizado.

Minha geração e as gerações anteriores testemunharam a chegada da internet e da web, nos lançando em um período de transição, em que ficamos maravilhados com os avanços tecnológicos cada vez mais rápidos e mais intensos.

É impossível, no início do século XXI, imaginarmos um mundo sem Google, Ubber, iFood, Youtube, Netflix e outras disrupções.

Nesse sentido, Kevin Kelly, jornalista, escritor e fundador da Wired, uma das principais revistas contemporâneas, nos presenteia com a obra Inevitável: as 12 forças tecnológicas que mudarão nosso mundo. Publicada originalmente em 2016 e republicada no Brasil em 2018 pela editora Alta Books, esta é uma obra de não ficção indispensável para compreender o mundo em que vivemos.

Na referida obra, Kelly nos leva a uma viagem ao estado da arte das aplicações tecnológicas e como elas têm impactado nossas vidas.

“Tudo está em fluxo. Nada está concluído. Nada está feito. Essa mudança sem fim constitui o eixo central do mundo moderno”

Kevin Kelly

O autor não foca nas tecnologias, mas em suas consequência e implicações, trazendo importantes reflexões sobre o passado, o presente e o futuro da humanidade, considerando as transformações que ainda estão por vir e como elas mudarão o mundo como conhecemos.

Com efeito, é fácil prever como serão os planos de negócio da próximas 10 mil startups: “Pegue X e adicione IA. Encontre algo que possa ser melhorado e o transforme por meio da inteligência online”.

Kevin kelly

Com uma escrita fluida, muito bem desenvolvida e sem exagerar no tecniquês, Kelly aborda temas como: identidade e presença no mundo virtual; inteligência artificial; o mundo “figital” (fusão do físico com o digital); a capacidade de encontrar, visualizar, acessar e filtrar informações; o poder do compartilhamento da interação e do questionamento; entre outros elementos que ele define como forças tecnológicas.

É uma obra indispensável a todos o estudantes e profissionais de todas as áreas. Recomendadíssimo!

Jorge Luís Gregório

Jorge Luís Gregório

Professor e entusiasta de tecnologia, estudioso da cultura NERD e fã de quadrinhos, animes e games. Mais um pai de menino, casado com a mulher mais linda da galáxia e cristão convicto. Gosto de ler ficção científica e discutir tecnologia, filmes, seriados, teologia, filosofia e política. Quer falar sobre esses e diversos outros assuntos? Venha comigo!