fbpx

Algoritmos de Destruição em Massa

Algoritmos de Destruição em Massa

Na economia do século XXI, os dados são o novo petróleo. De fato, assim como o petróleo, os dados digitais “brutos” não possuem aplicação ou significado aparente. Entretanto, após serem refinados, ou seja, processados por algoritmos que implementam inteligência analítica, os dados são transformados em informações úteis aos mais diversos contextos.

Nos dias atuais, em uma sociedade altamente dependente das tecnologias de informação e comunicação, os algoritmos controlam tudo. Desde simples transações financeiras, até o que lemos, vemos e ouvimos nos meios digitais.

Nesse contexto, a obra Algoritmos de Destruição em Massa (Editora Rua do Sabão, 2021), de Cathy O’Neil, nos leva a uma reveladora e surpreendente viagem ao submundo dos algoritmos, mostrando que as tecnologias de informação e comunicação podem ser extremamente prejudiciais em diversos níveis.

“Um manual para o cidadão do século XXI… Relevante e urgente.

Financial Times

Por ser matemática, a autora revela de maneira profunda as implicações éticas, sociais e políticas dos modelos estatísticos tendenciosos usados nos algoritmos que se propõem a otimizar processos. Seja na avaliação de docentes em escolas públicas, no processo de recrutamento e em outras esferas, os algoritmos podem ser ferramentas que reforçam o racismo, a exclusão social, a segregação e diversas outras mazelas da sociedade.

Trata-se de uma obra obrigatória a todos os cidadãos, principalmente aqueles que não fazem a mínima ideia de como as empresa que detém as tecnologias modernas estão moldando o mundo. Recomendo!

“Os privilegiados são analisados por pessoas; as massas, por máquinas”

Cathy O’Neil

Jorge Luís Gregório

Jorge Luís Gregório

Professor e entusiasta de tecnologia, estudioso da cultura NERD e fã de quadrinhos, animes e games. Mais um pai de menino, casado com a mulher mais linda da galáxia e cristão convicto. Gosto de ler ficção científica e discutir tecnologia, filmes, seriados, teologia, filosofia e política. Quer falar sobre esses e diversos outros assuntos? Venha comigo!