fbpx

Vale a pena comprar um Kindle, o leitor de livros digitais da Amazon?

Vale a pena comprar um Kindle, o leitor de livros digitais da Amazon?

Antes do advento da Web, o papel era o principal meio de publicar e distribuir informações. Jornais, revistas, livros e outros meios de comunicação perderam relevância diante das características dinâmicas dos sites que a Web nos proporciona, em sua maior parte, gratuitamente. Segundo diversos especialistas, o hábito de leitura é extremamente importante, pois além de ajudar na formação intelectual do indivíduo, também estimula diversas áreas do cérebro ligadas a criatividade e imaginação. Portanto, mesmo num mundo em que os Youtubers e outros Influenciadores Digitais fazem a cabeça de muita gente, principalmente dos jovens, a leitura deve ser estimulada em casa e na escola.

Assim como a revista, a  TV e o rádio, o livro acompanhou a evolução tecnológica proporcionada pela Internet e, após o surgimento de diversos formatos de arquivos de textos digitais, principalmente o PDF (Portable Document Format), surgiu um novo mercado: a leitura digital. Entretanto, ler em telas convencionais não é uma experiência muito agradável. Assim surgiu os leitores digitais (ou e-readers) que são dispositivos específicos para a leitura. A seguir destacarei os motivos para adquirir um dispositivo desse tipo e falarei sobre o Kindle da Amazon, que na minha opinião, é a melhor opção do mercado.

Economia

Um leitor digital proporciona dois tipos de economia: a) espaço físico – se a sua casa não possui mais espaço para estantes e/ou caixas para expor ou guardar seus livros físicos, lembre-se que um leitor digital tem a capacidade de armazenar milhares deles; b) economia de dinheiro – sim, os livros digitais, em sua grande maioria custam menos que um livro físico. Ainda é possível encontrar livros digitais e físicos com preços bem parecidos, principalmente em épocas de lançamento. Felizmente, com o passar do tempo e por meio de promoções, um livro digital chega a custar menos da metade de um livro físico. A dica é ficar de olho nas boas ofertas.

Sem distrações

Um outro motivo para adotar em leitor digital, além da economia, é a questão da distração. Quando estamos lendo em um smartphone ou tablet, as notificações de e-mail, aplicativos de mensagens e outras distrações são constantes, o que prejudica a atenção. Um leitor digital é um dispositivo específico para leitura, de modo que ele não possui (pelo menos por enquanto) suporte a aplicativos que podem causar distrações. Acredito que os fabricantes deixarão assim, pois adicionar suporte a aplicativos de terceiros irá descaracterizar o dispositivo.

Sem fadiga ocular

A leitura de textos em tablets, smartphones e computadores por tempo prolongado causa a fadiga ocular, que é popularmente conhecida como vista cansada. Isso se dá devido a luminosidade das telas que emitem grande quantidade de luz diretamente nos olhos do leitor. Já nos leitores digitais, é utilizada uma tecnologia chamada de eletronic paper (papel eletrônico) ou eletronic ink (tinta eletrônica) que imita um papel de verdade, ou seja, não há emissão de luz, apenas a reflexão, assim como no papel.

Para não comprometer a leitura em locais com pouca ou nenhuma luminosidade, os atuais leitores digitais possuem versões com um sistema de lâmpadas de LED que iluminam diretamente a tela do dispositivo e não o rosto do usuário.

Dicionários, traduções, anotações e outros recursos

Um bom leitor digital proporciona aos seus usuários uma experiência completa de leitura. É possível fazer anotações, destacar textos e, principalmente, consultar um dicionário, tudo ao alcance de um toque. Ademais, existem diversos ajustes que podem ser feitos, como o tamanho e o tipo da fonte, ler notas de rodapé, traduzir textos, organizar coleções de livros e outros recursos.

Por que escolhi o Kindle?

Dentre os leitores digitais disponíveis no Brasil, o Kindle da Amazon é a melhor opção se levarmos em conta o custo-benefício. Após muitas horas de pesquisa, decidi comprá-lo devido as seguintes vantagens sobre a concorrência:

  • Acervo:  a Amazon possui o maior acervo de livros digitais, seja em Português ou em Inglês, além de muitas opções de livros gratuitos;
  • Leitura em diversos lugares: além do dispositivo, existe o aplicativo Kindle que permite sincronizar seus livros e sua leitura entre dispositivo Kindle e seu tablet ou smartphone;
  • Mercado: a Amazon possui mais de 60% do mercado de leitores digitais no Brasil. Isso significa que o Kindle é um dispositivo popular, consolidado e que dificilmente sairá do mercado;
  • Design: o Kindle é um dispositivo leve e compacto. A versão de 6 polegadas cabe no bolso da minha calça e pesa apenas 161g. A versão Paperwhite, com lâmpadas de LED, pesa 217g;
  • Várias versões e tamanhos: além da versão mais simples, chamada puramente de Kindle, existe a versão Paperwhite (que eu possuo) com conectividade Wi-Fi e/ou 3G, e as versões Voyager e Oasis com tamanhos maiores;
  • Armazenamento: o dispositivo oferece 4GB de armazenamento para o Sistema Operacional e livros, além de espaço ilimitado na nuvem, sem a necessidade de um cartão SD. Vale ressaltar que o Kindle não possui suporte a cartões SD, desnecessário na minha opinião;
  • Compartilhamento: anotações e notas de rodapé podem ser compartilhadas com outros leitores, o que proporciona uma troca de experiências, muito melhor que qualquer fórum de discussões;
  • Kindle Unlimited: se você é do tipo de pessoa que lê muito, mas muito mesmo, o serviço Kindle Unlimited propõe uma assinatura mensal em que é possível ler milhares de livros;

O Kindle também suporta diversos formatos de arquivo. Seus formatos nativos são o AZW3 (Kindle 8) e o AZW,  que são de propriedade da Amazon, entretanto ele também suporta o formato Mobi, um padrão aberto para a publicação de livros digitais e o mais indicado para as conversões. Assim, caso você tenha um livro em PDF, HTML ou outro formato, mesmo que o Kindle suporte-os, o ideal é convertê-los para a formato Mobi e transferi-los para o dispositivo via cabo USB. Um serviço que pode ser usado para a conversão é o PDF2Mobi.

A novidade da nova versão (1ª geração) é que ela é a prova d’água. Interessante para quem costuma ler na beira de piscina.

Tela inicial
Unsado o dicinário.

Conclusão

Sempre gostei de ler no papel e não em dispositivos eletrônicos, ou seja, acreditava que não iria me adaptar a um e-reader. Entretanto, após conversar com alguns amigos que já entraram na onda da leitura digital, resolvi dar uma chance ao Kindle. Confesso que me surpreendi e estou plenamente satisfeito com o meu Kindle Paperwhite de 6 polegadas. É um dispositivo leve e compacto. Sua bateria dura semanas e me proporciona acesso a muitos livros gratuitos, além de ter toda a infraestrutura da Amazon ao meu dispor, seja para comprar ou armazenar livros. Consigo ler em qualquer ambiente, independentemente da luminosidade, pois, além de ter uma tela antirreflexo, as lâmpadas de LED proporcionam uma agradável experiência em ambientes escuros. Quase todos os dias antes de dormir, eu tenho o hábito de ler por uns 30 minutos. Com o Kindle Paperwhite eu faço isso no conforto de minha cama, sem atrapalhar minha esposa. A versão sem as lâmpadas de LED é bem mais em conta, porém não proporciona a leitura nas mais diversas condições de luminosidade. Mesmo assim, para quem costuma ler apenas durante o dia e em ambientes bem iluminados, é uma excelente escolha.

Se você é um amante da leitura, acredito que você amará o Kindle, independente da versão escolhida. Se deseja saber mais sobre ou adquirir o dispositivo, clique aqui ou no anúncio em destaque nessa postagem. Espero ter ajudado em sua decisão sobre a compra de um leitor digital. Vale muito a pena!

Jorge Luís Gregório

Jorge Luís Gregório

Professor e entusiasta de tecnologia, estudioso da cultura NERD e fã de quadrinhos, animes e games. Mais um pai de menino, casado com a mulher mais linda da galáxia e cristão convicto. Gosto de ler ficção científica e discutir tecnologia, filmes, seriados, teologia, filosofia e política. Quer falar sobre esses e diversos outros assuntos? Venha comigo!