fbpx

Essencial Street Fighter (Resenha)

Essencial Street Fighter (Resenha)

Em abril de 2018, a WarpZone, editora especializada na cultura retrogamer, lançou mais um projeto de crowdfunding (financiamento coletivo) no site Catarse. Desta vez, o tema foi a franquia Street Fighter e a meta era arrecadar R$50.000,00. Entretanto, devido ao peso do nome WarpZone, que assina clássicos como Essencial The King of Fighters e Mega Drive Definitivo, o projeto acabou arrecadando R$138.508,00. Um enorme sucesso que acabou jogando uma tremenda responsabilidade no colo da WarpZone que, como sempre, não decepcionou.

A ideia era escrever um livro que contasse a história de Street Fighter, seus bastidores, fatos históricos, cronologia e diversas outras informações relevantes a respeito de uma das franquias mais importantes da história do videogame.  Assim como no Essencial The King of Fighters, os autores dessa histórica obra se superaram e entregaram mais que um livro. Entregaram uma completa experiência retrogamer, com doses cavalares de informação e muita nostalgia. 

O livro, em capa dura, vem com uma luxuosa e temática luva.

“Cada página é uma experiência diferente, pois, além de trazer artes oficiais, nos enche os olhos com pixel arts e fotos históricas”

Além de revelar tudo (e mais um pouco!) sobre a franquia Street Fighter, o livro traz informações a respeito da história da Capcom, suas tecnologias, principais games e sua presença no Brasil. Cada página é uma experiência diferente, pois, além de trazer artes oficiais, nos enche os olhos com pixel arts e fotos históricas.  O layout é claramente inspirado pelas revistas de videogame dos anos 1990. A leitura é simples, agradável e objetiva, não sendo cansativa e indo direito ao ponto.

“Essencial Street Fighter é uma obra histórica que consegue traduzir a grandeza de uma das franquias mais importantes da história dos games”

O livro abre com a história da Capcom e sua presença no Brasil.

Street Fighter é considerada a mais importante franquia de games de luta de todos os tempos. Quando o primeiro game foi lançado pela Capcom em agosto de 1987 (Arcade), ele impressionou o mundo com seus personagens, jogabilidade e efeitos. Mais que um game, Street Fighter, principalmente Street Fighter II, é considerado um conceito, pois inspirou a criação de outros clássicos que surgiriam mais tarde, como Mortal Kombat, Fatal Fury e tantos outros. De fato, a história da franquia Street Fighter se confunde com a própria história da Capcom e dos video-games.

Neste contexto, o livro “Essencial Street Fighter” é uma homenagem mais que merecida, não apenas aos criadores e a história do game, mas também aos seus fãs e jogadores. É um livro obrigatório na estante de todos os amantes de games. Parabéns a todos que contribuiram com essa obra histórica. Parabéns Warpzone!

Jorge Luís Gregório

Jorge Luís Gregório

Professor e entusiasta de tecnologia, estudioso da cultura NERD e fã de quadrinhos, animes e games. Mais um pai de menino, casado com a mulher mais linda da galáxia e cristão convicto. Gosto de ler ficção científica e discutir tecnologia, filmes, seriados, teologia, filosofia e política. Quer falar sobre esses e diversos outros assuntos? Venha comigo!