fbpx

CRASH: uma breve história da Economia (Resenha)

CRASH: uma breve história da Economia (Resenha)

Definir o que é Economia não é fácil, ainda mais e considerarmos as infinitas variáveis sociais que envolve essa entidade abstrata que controla nossas vidas, mesmo que de maneira impercetível na maioria das vezes.

Entretanto, podemos definir Economia como o conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à nossa sobrevivência e à nossa qualidade de vida.

Na obra CRASH: uma breve história da economia, Alexandre Versignassi, jornalista e editor-chefe da Revista Super Interessante, faz muito mais do que explicar o que é Economia. O autor faz um resgate histórico, contemplando os eventos mais importantes da economia, desde os primórdios da humanidade.

Usando uma linguagem acessível a todos os públicos (inclusive aos não leigos) e com muitas pitadas de humor e sarcasmo, o autor faz um resgate histórico dos eventos mais importantes que moldaram a economia global.

“Dinheiro é um mecanismo engenhoso: permite que uma manicure compre seis pãezinhos sem term que fazer as unhas do padeiro. E dá pra resumir sua essência em uma palavra: fé. Basicamente a fé de que você vai conseguir trocar os papéis que estão na sua carteira ou os números que aparecem no site do seu banco por coisas para comer, vestir e morar”

Alexandre Versignassi

Por exemplo, você sabia que a agricultura criou o dinheiro? Você sabia que crises econômicas não são necessariamente causadas pelo dinheiro? Você sabia que aquilo nós chamamos de dinheiro na verdade não existe, pois não passa de números registrados na sua conta bancária? Pois é….!

Além dessas curiosidades históricas, o autor aborda o mercado financeiro (principalmente a bolsa de valores), porque o dólar tornou-se a moeda global, como aconteceram as principais crises econômicas mundiais, o que são criptomoedas e diversos outros aspectos que explicam o que hoje conhecemos como Economia Global.

“A Economia é burra. Ou, pelo menos, mais simples do que parece. Tão simples quanto um aquário de um peixe só. Se você jogar ração de menos ali, o bichinho morre de fome; se der demais, a ração rouba o oxigênio da água, e o peixe sufoca. O dinheiro é a ração da economia”

Alexandre Versignassi

De fato, a riqueza dos fatos narrados , aliadas à percepção do autor, faz de CRASH, uma obra indispensável a todos aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre Economia. É uma leitura tão indispensável, que deveria fazer parte das bibliotecas das escolas de Ensino Médio.

Jorge Luís Gregório

Jorge Luís Gregório

Professor e entusiasta de tecnologia, estudioso da cultura NERD e fã de quadrinhos, animes e games. Mais um pai de menino, casado com a mulher mais linda da galáxia e cristão convicto. Gosto de ler ficção científica e discutir tecnologia, filmes, seriados, teologia, filosofia e política. Quer falar sobre esses e diversos outros assuntos? Venha comigo!