fbpx

Mindset: a nova psicologia do sucesso (Resenha)

Mindset: a nova psicologia do sucesso (Resenha)

Quando li a resenha oficial da obra Mindset: a nova psicologia do sucesso (Editora Objetiva, 2017), de autoria da ph.D Carol S. Dweck, especialista em sucesso e motivação, a primeira coisa que pensei foi: “Ah, mais um livro de autoajuda”. Eu não poderia estar mais enganado!

Na referida obra, a autora apresenta uma série e estudos de caso, experimentos e artigos científicos que mostram o poder do mindset, ou seja, a maneira como encaramos nossa vida pessoal e profissional.

Dweck apresenta as diferenças entre o mindset de crescimento e o mindset fixo. Na visão da autora, o mindset fixo noz faz acreditar que nossas qualidades são imutáveis, por isso vivemos em necessidade de provar nosso valor e recusamos desafios ou novas oportunidades que nos tiram de nossa zona de conforto.

Por sua vez, o mindset de crescimento se apóia na crença de que somos capazes de cultivar nossas qualidades por meio do esforço próprio, o que nos torna capazes de evoluir e crescer, pessoal e profissionalmente, por meio do esforço e da experiência.

De fato, mesmo não sendo um livro de autoajuda, Mindset apresenta casos reais de pessoas anônimas e famosas que romperam com o mindset fixo e migraram para o mindset de crescimento, além de dar dicas de como cultivar nossas qualidades. É uma leitura rápida, reveladora e motivadora. Recomendo!

Mesmo no mindset de crescimento o fracasso pode ser uma experiência penosa. Mas ela não nos define. É um problema que tem de ser enfrentado e tratado, e dele se deve extrair ensinamentos.

Carol S. Dweck
Jorge Luís Gregório

Jorge Luís Gregório

Professor e entusiasta de tecnologia, estudioso da cultura NERD e fã de quadrinhos, animes e games. Mais um pai de menino, casado com a mulher mais linda da galáxia e cristão convicto. Gosto de ler ficção científica e discutir tecnologia, filmes, seriados, teologia, filosofia e política. Quer falar sobre esses e diversos outros assuntos? Venha comigo!